
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Moura, Jeani Delgado Paschoal [Orientador] | - |
| Autor(es): dc.contributor | Gratão, Lúcia Helena Batista | - |
| Autor(es): dc.contributor | Holzer, Werther | - |
| Autor(es): dc.creator | Santos, Jéssica Bianca dos | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T13:09:52Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T13:09:52Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/9660 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/981407 | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: A sala de aula é um espaço de simulações de realidades, onde se supervaloriza o trabalho intelectual em detrimento da corporeidade e da experiência corpo-lugar, com carteiras enfileiradas que limitam as múltiplas possibilidades de interação Na presente pesquisa discuto a experiência escolar, considerando a relação corpo-lugar, levando em conta a problemática da corporeidade que é limitada pela sala de aula como estrutura física rígida que, atrelada ao currículo escolar gradeado, limita os sentidos corpóreos e as diversas interações entre os indivíduos A sala de aula vista como essencial e única ao ensino é resultado de uma arquitetura física empregada e direcionada a reprodução do capital, o que nesta pesquisa se contrapõe a uma aprendizagem de corpo inteiro levando em conta o ambiente como imanente à experiência geográfica No intuito de unir a teoria à prática educativa necessária ao ensino de Geografia entre outras ciências, discuto a aprendizagem com todos os sentidos corpóreos (visão, audição, tato, paladar, olfato) em interação com o mundo, na relação Eu-Tu e Eu-Isso, tendo o corpo como mediador de nossa experiência A metodologia qualitativa foi direcionada a compreensão do fenômeno escolar do ponto de vista fenomenológico, considerando a escola como espaço de convivência, lugar de expressividade corporal e de relação dialogal entre entes, escola como espaço feliz A compreensão fenomenológica das narrativas de professores e estudantes em relação às vivências em sala de aula e ambientes que extrapolam os seus limites, ocorreu por meio da aplicação de formulários online, alternativa possível em tempos de pandemia O debate se dá em torno do sentido da escola e da necessidade de se aprender com a corporeidade, levando-se em conta a relação corpo-lugar Espero com esta pesquisa, avançar nas discussões sobre a corporeidade, ampliando a compreensão sobre a importância da criação de espaços de convivência na sala de aula e para além desta, que não se restringem a aprendizagem única de conteúdos, mas que se volta à aprendizagem para a vida | - |
| Descrição: dc.description | Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Geografia | - |
| Descrição: dc.description | Abstract: The classroom is a space of simulations of realities, where intellectual work is overvalued to the detriment of corporeality and body-place experience with lined up desks, that limit the multiple possibilities of interaction In this research, I discuss the school experience, considering the body-place relationship, taking into account the problem of corporeality, which is limited by the classroom as a rigid physical structure that, linked to the gridded school curriculum, limits the corporeal senses and the various interactions among individuals The classroom seen as essential and unique to teaching is the result of a physical architecture employed and directed to the reproduction of capital, which, in this research, is opposed to a whole-body learning, considering the environment as immanent to the geographic experience To unite theory with the educational practice necessary to Geography teaching among other sciences, I discuss learning with all the corporeal senses (sight, hearing, touch, taste, smell) in interaction with the world, in a Me-You and Me-That relationship, with the body as a mediator of our experience The qualitative methodology was directed to the understanding of the school phenomenon from a phenomenological point of view, considering the school as a space for coexistence, a place for corporal expressiveness, and a dialogical relationship among beings, a school as a happy space The phenomenological understanding of the narratives of teachers and students about the experiences in the classroom and environments that go beyond its limits, occurred through the application of online formularies, a possible alternative in times of pandemic The debate is about the meaning of school and the need to learn with corporeality, taking into account the body-place relationship With this research, I hope to advance in the discussions about corporeality, broadening the understanding about the importance of creating spaces for coexistence in the classroom and beyond, which are not restricted to the learning of contents only, but are focused on learning for life | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Relação: dc.relation | Mestrado | - |
| Relação: dc.relation | Geografia | - |
| Relação: dc.relation | Centro de Ciências Exatas | - |
| Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em Geografia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Geografia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Corporeidade | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Escolas | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Edifícios | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Geography | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Learning | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Corporeality | - |
| Palavras-chave: dc.subject | School buildings | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Classrooms | - |
| Título: dc.title | Escola como espaço feliz : entrelaçamentos de experiências geográficas na interação corpo-lugar | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: