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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Czernisz, Eliane Cleide da Silva [Orientador] | - |
Autor(es): dc.contributor | Zanardini, Isaura Monica Souza | - |
Autor(es): dc.contributor | Garcia, Sandra Regina de Oliveira | - |
Autor(es): dc.contributor | Fernandes, Tania da Costa | - |
Autor(es): dc.creator | Barrios, Juliana Bicalho de Carvalho | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T13:09:44Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T13:09:44Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/16384 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/981364 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Esta pesquisa tem por finalidade empreender uma análise do fenômeno da juvenilização da Educação de Jovens e Adultos (EJA) Sob o viés das Políticas Educacionais à luz do método Materialista Histórico, buscou-se entender a correlação existente entre o abandono do Ensino Médio regular pelos estudantes e a inserção dos mesmos na EJA As questões que permearam a discussão foram: como se configura a EJA? Há relação entre o fenômeno da juvenilização na modalidade e os encaminhamentos políticos do Ensino Médio? Apresentou-se como objetivo geral compreender a juvenilização da EJA a partir da análise da política desta modalidade e da política do Ensino Médio Enquanto objetivos específicos, discutir a relação entre a EJA e o Ensino Médio, levantar e analisar os dados educacionais do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP) e discutir o impacto educacional e social que os mesmos provocam no Brasil Trabalhou-se com a abordagem qualitativa a partir da utilização de dados bibliográficos, documentais e estatísticos Ao fim da análise considerou-se que, embora a juvenilização da EJA tenha sido apresentada como resultante de problemas psicopedagógicos individuais dos estudantes e sociais, as raízes de seu desenvolvimento estão calcadas na influência da política e da estrutura social na educação Considera-se, portanto, a necessidade de suscitar o debate nos diversos espaços sociais sobre o direito à educação e as formas veladas de exclusão educacional | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
Descrição: dc.description | Abstract: This research aims to undertake an analysis the phenomenon of juvenilization of Youth and Adult Education (YAE) Through the bias of Educational Policies in the Light of the Historical Materialist Method, we sought to understand the correlation between the abandonment of normal high school by students and their insertion into the YAE The questions that permeate the debate are: how it´s configurated an YAE? Is there a relation between the phenomena of juvenilization in the modality and the political referrals of the high School? It was presented as a general objective, understand the juvenilization of the YAE from the analysis of the policy of this modality While specific objectives, to discuss the relation between YAE and the High School, to raise and analyze the educational data of the National Institute of Educational Studies and Research (NIESR) and to discuss the educational and social impact that they provoke in Brazil Worked with a qualitative approach based on bibliography, documentary and statistical data At the end of the analysis it was considered that, although the juvenilization of the YAE was presented as a result of individual psychopedagogical and socials problems of students, the roots of its development are based on the influence of politics and the social structure in the education It is therefore considered necessary to raise the debate in the various social spaces on the right to education and veiled forms of educational exclusion | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Mestrado | - |
Relação: dc.relation | Educação | - |
Relação: dc.relation | Centro de Educação, Comunicação e Artes | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação de adultos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação de adultos e Estado | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino médio | - |
Palavras-chave: dc.subject | Education of adults | - |
Título: dc.title | O abandono do ensino médio regular pelos estudantes e a juvenilização da EJA : uma teia de relações | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
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