Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Maia, Katy | - |
Autor(es): dc.contributor | Caldarelli, Carlos Eduardo | - |
Autor(es): dc.contributor | Barros, Daniel da Silva | - |
Autor(es): dc.creator | Romão, Victor Hugo Martins Agudo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T13:09:41Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T13:09:41Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-05-08 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/18321 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/981351 | - |
Descrição: dc.description | Esta pesquisa tem como objetivo identificar, caracterizar e demonstrar os efeitos da “Uberização” no mercado de trabalho do município de Londrina no Estado do Paraná com a entrada e desenvolvimento da prestação de serviços por meio de aplicativos de celular para veículos, com foco em automóveis e motocicletas. Para analisar as condições de trabalho envolvidas na prestação de serviços por aplicativos de transporte de passageiros e delivery, inicialmente adotou-se como método a pesquisa qualitativa, por meio da revisão de literatura teórica e empírica sobre o tema. Posteriormente, adotou-se a pesquisa quantitativa, por meio do estudo de caso, com aplicação de questionários em motoristas de aplicativos de automóveis e motocicletas no referido município. Buscou-se investigar e aprofundar o conhecimento a respeito desta nova forma de organização de trabalho, denominada “Uberização”, identificar os aspectos positivos e negativos deste mercado e seus efeitos sobre o trabalhador e o mercado de trabalho. Com a pesquisa de campo, foi possível traçar o perfil dos trabalhadores destas plataformas em Londrina, e examinar as condições de trabalho. A somatória de toda pesquisa e a análise dos questionários permitiram examinar os efeitos desta nova modalidade laboral no município de Londrina, especificamente com foco nos impactos da “Uberização” no mercado de trabalho e na precarização do trabalho. O estudo permite concluir que a "uberização" do mercado de trabalho traz benefícios, como flexibilidade e liberdade para os trabalhadores, mas também implica em precarização e insegurança econômica. Os trabalhadores são considerados "parceiros" independentes, o que transfere para eles os custos e riscos do trabalho, sem oferecer benefícios e proteções sociais. Isso resulta em salários baixos, longas horas de trabalho e falta de benefícios como plano de saúde e seguro. Além disso, a pesquisa identificou que a maioria dos motoristas de aplicativo trabalha em outras atividades, utilizando o trabalho como uma fonte complementar de renda | - |
Descrição: dc.description | This research aim to identify, characterize and demonstrate the effects of "Uberization" in the labor market in the municipality of Londrina in the State of Paraná with the entry and development of the provision of services through mobile applications for vehicles, with a focus on automobiles. and motorcycles. In order to analyze the working conditions involved in the provision of services by passenger transport and delivery applications, qualitative research was initially adopted as a method, through a review of theoretical and empirical literature on the subject. Subsequently, quantitative research was adopted, through a case study, with the application of questionnaires to drivers of automobile and motorcycle applications in that municipality. We sought to investigate and deepen knowledge about this new form of work organization, called "Uberization", to identify the positive and negative aspects of this market and its effects on the worker and the labor market. With the field research, it was possible to profile the workers of these platforms in Londrina, and examine the working conditions. The sum of all the research and the analysis of the questionnaires allowed examining the effects of this new type of work in the city of Londrina, specifically focusing on the impacts of “Uberization” on the labor market and the precariousness of work. The study allows us to conclude that the "uberization" of the labor market brings benefits such as flexibility and freedom for workers, but it also entails precarization and economic insecurity. Workers are considered independent "partners," which transfers the costs and risks of work onto them without providing social benefits and protections. This results in low wages, long working hours, and a lack of benefits such as health insurance and insurance coverage. Additionally, the research identified that the majority of app-based drivers work in other activities, using this work as a supplementary source of income | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | CESA - Departamento de Ciências Econômicas | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em Economia Regional | - |
Relação: dc.relation | Universidade Estadual de Londrina - UEL | - |
Palavras-chave: dc.subject | Uberização | - |
Palavras-chave: dc.subject | Londrina | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mercado de trabalho | - |
Palavras-chave: dc.subject | Economia regional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Seguro de automóveis | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mais-valia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cooperativas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciências Sociais Aplicadas - Economia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciências Sociais Aplicadas - Economia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Uberization | - |
Palavras-chave: dc.subject | Londrina | - |
Palavras-chave: dc.subject | Labor market | - |
Palavras-chave: dc.subject | Regional economics | - |
Palavras-chave: dc.subject | Insurance, Automobile | - |
Palavras-chave: dc.subject | Surplus value | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cooperatives | - |
Título: dc.title | Os efeitos da “Uberização” no mercado de trabalho: o caso de Londrina | - |
Título: dc.title | The effects of “Uberization” on the labor market: the case of Londrina | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: