Matematização : estudo de um processo

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBuriasco, Regina Luzia Corio de [Orientador]-
Autor(es): dc.contributorSavioli, Angela Marta Pereira das Dores-
Autor(es): dc.contributorPalha, Sonia Abrantes Garcêz-
Autor(es): dc.contributorBurias, Regina Luzia Corio de [Coorientadora]-
Autor(es): dc.creatorOliveira, Rodrigo Camarinho de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-05-15T13:09:39Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-05-15T13:09:39Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-01-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-01-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-15-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-15-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/14382-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/981340-
Descrição: dc.descriptionResumo: Este estudo tem por objetivo investigar, em nível teórico, o sentido/significado da expressão matematização na perspectiva da Educação Matemática Realística Nesta perspectiva, cujo foco é o desenvolvimento de uma abordagem para o ensino de Matemática, a matematização aparece como elemento fundamental sendo considerada a principal atividade realizada pelos estudantes No decorrer do estudo, descrevemos não só o que significa matematização, mas também o desenvolvimento do conceito no decorrer dos anos Tal desenvolvimento pode ser observado na distinção entre as componentes horizontal e vertical da matematização, na matematização conceitual e na matematização progressiva Também apresentamos alguns aspectos referentes a uma aula com vistas a proporcionar ambientes favoráveis à matematização no que diz respeito ao papel do professor, do aluno e a dinâmica da aula Esses aspectos tem papel essencial na perspectiva da RME e têm características específicas, algumas apresentadas e discutidas neste estudo-
Descrição: dc.descriptionDissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática-
Descrição: dc.descriptionAbstract: This study aims to investigate, on a theoretical level, the sense/meaning of mathematization on the perspective of Realistic Mathematics Education In this perspective, which focuses on the development of an approach to teaching mathematics, the mathematization appears as a key element being considered the main activity performed by the students During the study, we describe not only what means mathematization, but also the development of the concept over the years Such development can be seen in the distinction between horizontal and vertical components of mathematization, in the conceptual mathematization and progressive mathematization We also present some aspects relating to classes in order to provide favorable environments for mathematization with regard to the role of the teacher, student and classroom dynamics These aspects plays an essential role in RME perspective and have some specific characteristics, some of them are presented and discussed in this study-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Relação: dc.relationMestrado-
Relação: dc.relationEnsino de Ciências e Educação Matemática-
Relação: dc.relationCentro de Ciências Exatas-
Relação: dc.relationPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática-
Palavras-chave: dc.subjectEducação matemática-
Palavras-chave: dc.subjectFormação de conceitos-
Palavras-chave: dc.subjectMatemática-
Palavras-chave: dc.subjectFilosofia-
Palavras-chave: dc.subjectAbordagem interdisciplinar do conhecimento-
Palavras-chave: dc.subjectMathematics-
Palavras-chave: dc.subjectMathematics education-
Palavras-chave: dc.subjectMathematics-
Palavras-chave: dc.subjectInterdisciplinary approach to knowledge-
Palavras-chave: dc.subjectPhilosophy-
Palavras-chave: dc.subjectStudy and teaching-
Palavras-chave: dc.subjectConcept formation-
Título: dc.titleMatematização : estudo de um processo-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da UEL - RIUEL

Não existem arquivos associados a este item.