Apropriações do sistema conceitual de inglês como língua franca na formação de professores: um experimento didático na residência pedagógica do curso de letras inglês

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorEl Kadri, Michele Salles-
Autor(es): dc.contributorGimenez, Telma Nunes-
Autor(es): dc.contributorSiqueira, Domingos Sávio Pimentel-
Autor(es): dc.creatorRombaldi, Gabrieli-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-05-15T13:09:38Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-05-15T13:09:38Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-09-10-
Data de envio: dc.date.issued2024-09-10-
Data de envio: dc.date.issued2023-05-12-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/17487-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/981336-
Descrição: dc.descriptionO estatuto do Inglês como Língua Franca (ILF) tem gerado debates no campo da formação de professores devido às dificuldades em incorporá-lo nos currículos de formação (EL KADRI, 2010; GIMENEZ; EL KADRI; CALVO, 2018). Tendo isso em vista, esta pesquisa objetiva compreender como professores em formação se apropriam do sistema conceitual de ILF através de ações didáticas materializadas pelo experimento didático formativo (SFORNI, 2015), realizado na formação de professores inseridos no programa Residência Pedagógica do curso de Letras Inglês. Adotamos como referencial teórico o Inglês como Língua Franca, a Teoria sócio-histórico-cultural (VIGOTSKI, 1999, 2001, 2007) e a Teoria do Ensino Desenvolvimental (DAVIDOV, 1988). Esta pesquisa é de natureza qualitativa, embasada no experimento didático formativo como aporte teórico-metodológico (SFORNI, 2015). Os dados foram coletados a partir das gravações dos encontros via Google Meet (contexto remoto devido à pandemia do COVID-19), das produções dos alunos e das professoras pesquisadoras. A análise dos dados se dá pelas lentes de ILF e do experimento didático formativo (SFORNI, 2015). Os resultados apontam que os participantes se apropriam de facetas do sistema conceitual de ILF em diferentes níveis, de maneiras variadas e com diversos graus de profundidade em relação a determinados aspectos e/ou implicação do conceito. Dessa maneira, cada participante possui sua zona de desenvolvimento e se encontra em um momento de (res)significação de suas crenças. Por fim, ressaltamos a importância em informar futuros professores de inglês acerca do ILF, visto que a perspectiva está presente em documentos orientadores que regem o ensino de inglês no país.-
Descrição: dc.descriptionThe status of English as a Lingua Franca (ELF) has created debates in the field of teacher education due to the difficulties in incorporating it into the curriculum (EL KADRI, 2010; GIMENEZ; EL KADRI; CALVO, 2018). With this regard, this research aims to understand how teachers in training appropriate the conceptual system of ELF through didactic actions materialized by the formative didactic experiment (SFORNI, 2015) carried out under the Pedagogical Residency program of the English teacher education course. We adopted as theoretical frameworks the perspective of English as a lingua franca, the socio-historical-cultural theory (VIGOTSKI, 1999, 2001, 2007), and Developmental Teaching Theory (DAVIDOV, 1988). This research is qualitative, based on the formative didactic experiment as a theoretical-methodological contribution (SFORNI, 2015). The data were collected from recordings of meetings via Google Meet (remote context due to the COVID-19 pandemic), from the productions of students and teachers-researchers. Data analysis is carried out through the lens of ELF and the didactic experiment (SFORNI, 2015). The results indicate that the participants appropriate facets of the ELF conceptual system at different levels, in different ways, and with different degrees of depth concerning certain aspects and/or implications of the concept. Thus, each participant has their own development zone and is in a moment of (re)signification of their beliefs. Finally, we emphasize the importance of informing future English teachers about ELF since the perspective is present in guiding documents that govern the teaching of English in the country.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Relação: dc.relationCLCH - Departamento de Letras Vernáculas e Clássicas-
Relação: dc.relationPrograma de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem-
Relação: dc.relationUniversidade Estadual de Londrina - UEL-
Palavras-chave: dc.subjectExperimento didático formativo-
Palavras-chave: dc.subjectInglês como língua franca-
Palavras-chave: dc.subjectFormação de professores-
Palavras-chave: dc.subjectLingüística, Letras e Artes - Lingüística-
Palavras-chave: dc.subjectDidactic experiment-
Palavras-chave: dc.subjectEnglish as a lingua franca-
Palavras-chave: dc.subjectTeacher education program-
Título: dc.titleApropriações do sistema conceitual de inglês como língua franca na formação de professores: um experimento didático na residência pedagógica do curso de letras inglês-
Título: dc.titleAppropriations of the conceptual system of English as lingua franca in teacher education: a didactic experiment in the pedagogical residence of the English language course-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da UEL - RIUEL

Não existem arquivos associados a este item.