Elementos investigativos presentes nas atividades de licenciandos em ciências biológicas : desafios e possibilidades na elaboração

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorZômpero, Andréia de Freitas-
Autor(es): dc.contributorAndrade, Mariana Aparecida Bologna Soares de-
Autor(es): dc.contributorRodrigues, Isilda Teixeira-
Autor(es): dc.creatorSodré, Jonas Souza-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-05-15T13:09:34Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-05-15T13:09:34Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-02-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-02-
Data de envio: dc.date.issued2023-12-14-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/17859-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/981321-
Descrição: dc.descriptionAtualmente fala-se muito sobre o ensino de Ciências e como deve ser ensinado nas salas de aula, para isso tem surgido uma variedade de metodologias e abordagens de ensino que visam tornar a sala de aula mais dinâmica e possibilite maior liberdade ao estudante. Nesse sentido destaca-se Ensino por Investigação, porém, é preciso que os licenciandos tenham contato com práticas investigativas durante a formação inicial. Esta pesquisa de cunho qualitativo, descritivo e interpretativo, teve como principal objetivo identificar e analisar os elementos investigativos presentes em atividades de investigação produzidas por licenciandos de Ciências Biológicas. A coleta dos dados ocorreu durante um curso de formação ofertado aos licenciandos em Ciências Biológicas relativo ao Ensino de Ciências por Investigação e contou com um número total de catorze participantes. Os dados foram analisados em duas etapas, primeiramente foi produzido um instrumento analítico a fim de analisar as sete propostas de atividades investigativas que os participantes elaboraram e apresentaram no último dia do curso de formação, caracterizado como etapa 1. Esta ferramenta foi apresentada e validada nas reuniões do Grupo de Estudos “Ensino Aprendizagem e Educação Científica” – GENAPEC. Os resultados dessa etapa revelaram que a maior parte das atividades apresentaram os elementos investigativos como, por exemplo, problema, hipóteses, confronto de hipóteses, evidencias e conclusão. Na etapa 2 foi feita a análise de um questionário que os licenciandos responderam concernentes às limitações e principais dificuldades encontradas, bem como das possibilidades na elaboração da proposta da atividade investigativa. Ao todo, treze discentes se dispuseram a responder ao questionário e pôde-se, assim, identificar que os participantes encontraram dificuldades que vão desde a proposição do tema e situação-problema, até a elaboração da conclusão.-
Descrição: dc.descriptionCurrently there is a lot of talk about teaching Science and how it should be taught in classrooms, for this reason a variety of teaching methodologies and approaches have emerged that aim to make the classroom more dynamic and allow greater freedom for the student. In this sense, Teaching by Investigation stands out, however, it is necessary for undergraduates to have contact with investigative practices during their initial training. This qualitative, descriptive and interpretative research had as main objective to identify and analyze the investigative elements present in research activities produced by Biological Sciences undergraduates. Data collection took place during a training course offered to undergraduates in Biological Sciences related to Science Teaching through Research and had a total number of fourteen participants. The data were analyzed in two stages, first an analytical instrument was produced in order to analyze the seven proposals for investigative activities that the participants prepared and presented on the last day of the training course, characterized as stage 1. This tool was presented and validated in the meetings of the Study Group “Teaching, Learning and Scientific Education” – GENAPEC. The results of this stage revealed that most of the activities presented investigative elements such as, for example, problem, hypotheses, comparison of hypotheses, evidence and conclusion. In stage 2, a questionnaire was analyzed and the graduates responded regarding the limitations and main difficulties encountered, as well as the possibilities in preparing the proposal for the investigative activity. In total, thirteen students were willing to answer the questionnaire and it was thus possible to identify that the participants encountered difficulties ranging from proposing the topic and problem situation, to drawing up the conclusion.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Relação: dc.relationCCE - Departamento de Matemática-
Relação: dc.relationPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática-
Relação: dc.relationUniversidade Estadual de Londrina - UEL-
Palavras-chave: dc.subjectAtividade investigativa-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino por investigação-
Palavras-chave: dc.subjectLicenciandos-
Palavras-chave: dc.subjectCiências biológicas-
Palavras-chave: dc.subjectCiências - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectMatemática-
Palavras-chave: dc.subjectFormação de professores-
Palavras-chave: dc.subjectBase Nacional Comum Curricular-
Palavras-chave: dc.subjectCiências Exatas e da Terra - Matemática-
Palavras-chave: dc.subjectCiências Exatas e da Terra - Matemática-
Palavras-chave: dc.subjectInvestigative activity-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching by research-
Palavras-chave: dc.subjectGraduates-
Palavras-chave: dc.subjectBiological sciences-
Palavras-chave: dc.subjectScience - Study and teaching-
Palavras-chave: dc.subjectMathematics-
Palavras-chave: dc.subjectTeacher training-
Palavras-chave: dc.subjectCommon National Curriculum Base-
Título: dc.titleElementos investigativos presentes nas atividades de licenciandos em ciências biológicas : desafios e possibilidades na elaboração-
Título: dc.titleInvestigative elements present in the activities of undergraduate students in biological sciences : challenges and possibilities in preparation-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da UEL - RIUEL

Não existem arquivos associados a este item.