
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Laburú, Carlos Eduardo | - |
| Autor(es): dc.contributor | Gregório, Ana Paula Hilário | - |
| Autor(es): dc.contributor | Stanzani, Enio de Lorena | - |
| Autor(es): dc.contributor | Frasson, Fernanda | - |
| Autor(es): dc.contributor | Boni, Keila Tatiana | - |
| Autor(es): dc.creator | Hernandes, Josiane Letícia | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T13:09:33Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T13:09:33Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-06 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-06 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-02-09 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/18428 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/981317 | - |
| Descrição: dc.description | Esta tese problematiza o processo de significação realizado a partir de analogias pictóricas utilizadas no ensino de química. A pesquisa articula aspectos da Teoria Semiológica de Ferdinand de Saussure e Roland Barthes com fundamentos da Multimodalidade Representacional e propõe um instrumento analítico com o objetivo de compreender as possibilidades e limitações de quatro analogias pictóricas. O estudo realizado corresponde a uma investigação qualitativa de caráter descritivo e interpretativo. Em uma primeira etapa, realizaram-se leituras semiológicas de quatro analogias pictóricas retiradas de diferentes livros didáticos de química destinados ao Ensino Médio. Na perspectiva comunicacional da semiologia, os conhecimentos, subjacentes às analogias pictóricas, foram diferenciados em níveis de significação, denotativo e conotativo, enquanto as relações necessárias para a compreensão do conceito científico pretendido foram identificadas segundo a ótica dos eixos estruturantes da linguagem, sintagmático e paradigmático. Em uma segunda etapa, buscou-se realizar uma validação comunicativa com o objetivo de perscrutar a construção de significados a partir das analogias pictóricas investigadas. Como os referenciais que discutem o emprego de analogias no ensino defendem que é papel do professor guiar o raciocínio analógico, a pesquisa foi realizada com estudantes de licenciatura em química, tendo em vista que os conceitos científicos aludidos são conhecimentos acessíveis a eles e que futuramente atuarão como professores. Os resultados da primeira etapa permitiram depreender as possibilidades analógicas das representações imagéticas investigadas, definir as correspondências essenciais para a compreensão da analogia e presumir associações indesejadas, mas possíveis, que levariam a divergências do conceito científico. Já a segunda etapa evidenciou como os licenciandos construíram os significados a partir das analogias pictóricas anteriormente analisadas. Com isso, foi possível reconhecer os equívocos conceituais provocados por atributos das analogias. Por meio do mapeamento das características da analogia que possibilitaram associações indesejadas e levaram a significados diferentes do pretendido, inferiu-se as limitações analógicas. A partir de reflexões em torno do papel desse recurso didático no ensino de ciências e dos processos envolvidos na produção de sentido a partir das diferentes representações, o instrumento analítico proposto mostrou-se eficiente para compreender, de maneira mais aprofundada, como os conhecimentos científicos são construídos por meio de analogias. Por essa razão, conclui-se que a leitura semiológica é capaz de auxiliar professores no planejamento do ensino por analogias pictóricas, além de fornecer informações para intervir no processo de aprendizagem afim de que interpretações divergentes da pretendida sejam evitadas e não sejam reforçadas concepções incompatíveis com o conceito abordado. | - |
| Descrição: dc.description | This thesis problematizes the meaning process carried out from pictorial analogies used in chemistry teaching. The research articulates aspects of the Semiological Theory of Ferdinand de Saussure and Roland Barthes with foundations of Representational Multimodality and proposes an analytical instrument with the objective of understanding the possibilities and limitations of four pictorial analogies. The study carried out corresponds to a qualitative investigation of a descriptive and interpretative nature. In a first step, semiological readings of four pictorial analogies taken from different chemistry textbooks for high school were carried out. In the communicational perspective of semiology, the knowledge, underlying the pictorial analogies, were differentiated into levels of meaning, denotative and connotative, while the necessary relationships for the understanding of the intended scientific concept were identified according to the perspective of the structuring axes of language, syntagmatic and paradigmatic. In a second stage, we sought to carry out a communicative validation with the objective of scrutinizing the construction of meanings from the investigated pictorial analogies. As the references that discuss the use of analogies in teaching defend that it is the role of the teacher to guide analogical reasoning, the research was carried out with undergraduate students in chemistry, bearing in mind that the scientific concepts alluded to are knowledge accessible to them and that will act in the future as teachers. The results of the first stage made it possible to deduce about the analogical possibilities of the investigated image representations, to define the essential correspondences for the understanding of the analogy and to presume unwanted associations, but possible, that would lead to divergences from the scientific concept. The second stage showed how the undergraduates constructed meanings from the previously analyzed pictorial analogies. With this, it was possible to recognize the conceptual mistakes caused by attributes of the analogies. By mapping the characteristics of the analogy that allowed unwanted associations and led to meanings different from the intended one, the analog limitations were inferred. From reflections on the role of this didactic resource in science teaching and the processes involved in the production of meaning from the different representations, the proposed analytical instrument proved to be efficient to understand, in a deeper way, how scientific knowledge is constructed through analogies. For this reason, it is concluded that semiological reading is capable of helping teachers in planning teaching through pictorial analogies, in addition to providing information to intervene in the learning process so that divergent interpretations from the intended one are avoided and that incompatible conceptions are not reinforced the concept discussed. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Relação: dc.relation | CCE - Departamento de Matemática | - |
| Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática | - |
| Relação: dc.relation | Universidade Estadual de Londrina - UEL | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Analogias pictóricas | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Multimodalidade representacional | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Semiologia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Relações sintagmáticas e paradigmáticas | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Processos de significação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Química (Ensino médio) | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Licenciatura - Química | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Ciências | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ciências Exatas e da Terra - Matemática | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ciências Exatas e da Terra - Matemática | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Pictorial analogies | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Representational multimodality | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Remiology | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ryntagmatic and paradigmatic relationships | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Meaning processes | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Chemistry (High School) | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Bachelor's Degree - Chemistry | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Science Teaching | - |
| Título: dc.title | Leitura semiológica de analogias pictóricas utilizadas no ensino de química | - |
| Título: dc.title | Semiological reading of pictorial analogies used in chemistry teaching | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: