Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Pascolati, Sonia Aparecida Vido [Orientador] | - |
Autor(es): dc.contributor | Flory, Alexandre Villibor | - |
Autor(es): dc.contributor | Corrêa, Alamir Aquino | - |
Autor(es): dc.creator | Santos, Marcos dos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T13:09:32Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T13:09:32Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/15868 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/981310 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: A presente Dissertação tem como objetivo compreender como se configura a fábula – interpretada como sistema de organicidade dramática – na dramaturgia ocidental por meio de um estudo teórico em cinco atos Parte-se do princípio que o fazer teatro, considerado em toda sua complexidade, incluindo o texto dramático, permite ao homem vivenciar suas fabulações, suas construções subjetivas, tornando-as uma manifestação sensorial, relacional, de presença, de construção de imagens A fábula é a ferramenta, o sistema organizacional que produz e constrói esse efeito simbólico e sua análise e interpretação na contemporaneidade se fazem relevantes Para isso, em um prólogo, é apresentada uma definição para o termo fábula, conjuntamente às ideias de ação, mimese e efeito estético Do primeiro ao quarto atos, é traçado um percurso teórico-histórico da evolução da compreensão de fábula como agenciamento de ações, de Aristóteles a Brecht, para no quinto ato apresentar as proposições teóricas de Szondi (211), Lehman (27) e Sarrazac (22, 27, 29, 212, 213) acerca do estatuto dramático, a fim de, concomitantemente, entender e explicar a configuração da fábula no contexto contemporâneo Por fim, no epílogo, é exposta uma leitura da fábula contemporânea como produtivo campo de construção de uma sintaxe de teatralidade-performatividade que opera nas escritas contemporâneas um contínuo processo de devir | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Letras | - |
Descrição: dc.description | Abstract: This work aims to understand how the fable - interpreted as a system of dramatic organicity - is created in western dramaturgy through a theoretical study in five acts It is assumed that theater, considered in all its complexity, including the dramatic text, allows man to experience his fabulations, his subjective constructions, making them a sensorial, relational, presence, image-building manifestation The fable is the tool, the organizational system that produces and constructs this symbolic effect, and its analysis and interpretation in the contemporaneity become relevant For this, in a prologue, a definition for the term fable is presented, together with the ideas of action, mimesis and esthetic effect From the first to the fourth acts, a theoretical-historical trajectory of the evolution of the understanding of fable as agency of actions, from Aristotle to Brecht, is traced for the fifth act to present the theoretical propositions of Szondi (211), Lehman (27) and Sarrazac (22, 27, 29, 212, 213) about the dramatic statute, in order to concurrently understand and explain the fable's configuration in the contemporary context Finally, in the epilogue, a reading of the contemporary fable is presented as a productive field of construction of syntax of theatricality-performativity that operates in contemporary writings a continuous process of becoming | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Mestrado | - |
Relação: dc.relation | Letras | - |
Relação: dc.relation | Centro de Letras e Ciências Humanas | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-graduação em Letras | - |
Palavras-chave: dc.subject | Fábulas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teatro (Literatura) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Técnica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teotro | - |
Palavras-chave: dc.subject | Fables | - |
Título: dc.title | A fábula na dramaturgia : um estudo teórico em cinco atos | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: