Uma trajetória hipotética de aprendizagem para a educação financeira

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFerreira, Pamela Emanueli Alves [Orientador]-
Autor(es): dc.contributorMartin, George Francisco Santiago-
Autor(es): dc.contributorPires, Magna Natalia Marin-
Autor(es): dc.creatorSilva, Matheus Terleski-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-05-15T13:09:26Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-05-15T13:09:26Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-01-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-01-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-15-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-15-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/13325-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/981283-
Descrição: dc.descriptionResumo: Neste trabalho apresentamos uma Trajetória Hipotética de Aprendizagem (THA) com três atividades, à luz das ideias de Simon, para a Educação Financeira (EF), através da estratégia metodológica de ensino Resolução de Problemas (RP), nas perspectivas de Polya, Onuchic e Allevatto O que nos inspirou a realizar esse trabalho foi a necessidade de falar sobre EF e as diversas possibilidades de poupanças e investimentos que surgiram com a evolução dos sistemas e mercados financeiros, vistos como possibilidades para uma melhor qualidade de vida financeira Para fundamentar essa Dissertação , abordamos alguns documentos da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) para falar sobre Educação Financeira, associamos a RP com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e a Base Nacional Curricular Comum (BNCC) e falamos da THA Nossa Trajetória parte de três problemas contextualizados, os quais podem ser de muitos dos nossos alunos futuramente Abordamos sobre opções de poupanças, investimentos e financiamentos, buscamos analisar e lançar um olhar crítico sobre as opções disponíveis, considerando o aluno como construtor do seu conhecimento e o professor como mediador-
Descrição: dc.descriptionDissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional-
Descrição: dc.descriptionAbstract: At this work we present a Hypothetical Learning Trajectories (HLT) with three activities presented, about Simon's ideas, for teaching of Financial Education (FE), through the methodological teaching strategy of Problem Solving (PS), in the perspectives of Polya, Onuchic and Allevatto What inspired us to carry out this work was the need to talk about FE and the various possibilities for savings and investments that emerged with the evolution of financial systems and markets, seen as possible for a better quality of financial life To support this dissertation, we approached some OECD documents to talk about Financial Education, associated PS with the PCNs and BNCC and talked about HLT Our Trajectorie starts from three contextualized problems, which may be the many of our students in the future Adressing savings, investments and financing options, searchers analyze and take a critical look at the available options, considering the student as a builder of their knowledge and the teacher as a mediator-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Relação: dc.relationMestrado Profissional-
Relação: dc.relationMatemática-
Relação: dc.relationCentro de Ciências Exatas-
Relação: dc.relationPrograma de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional-
Palavras-chave: dc.subjectMatemática-
Palavras-chave: dc.subjectEstudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectEducação financeira-
Palavras-chave: dc.subjectMatemática-
Palavras-chave: dc.subjectProblemas, exercícios, etc-
Palavras-chave: dc.subjectStudy and teaching-
Palavras-chave: dc.subjectFinancial education-
Palavras-chave: dc.subjectProblems, exercises, etc-
Palavras-chave: dc.subjectBusiness mathematics-
Palavras-chave: dc.subjectLearning-
Palavras-chave: dc.subjectMathematics-
Título: dc.titleUma trajetória hipotética de aprendizagem para a educação financeira-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da UEL - RIUEL

Não existem arquivos associados a este item.