Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Ferreira, Pamela Emanueli Alves [Orientador] | - |
Autor(es): dc.contributor | Martin, George Francisco Santiago | - |
Autor(es): dc.contributor | Pires, Magna Natalia Marin | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Matheus Terleski | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T13:09:26Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T13:09:26Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13325 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/981283 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Neste trabalho apresentamos uma Trajetória Hipotética de Aprendizagem (THA) com três atividades, à luz das ideias de Simon, para a Educação Financeira (EF), através da estratégia metodológica de ensino Resolução de Problemas (RP), nas perspectivas de Polya, Onuchic e Allevatto O que nos inspirou a realizar esse trabalho foi a necessidade de falar sobre EF e as diversas possibilidades de poupanças e investimentos que surgiram com a evolução dos sistemas e mercados financeiros, vistos como possibilidades para uma melhor qualidade de vida financeira Para fundamentar essa Dissertação , abordamos alguns documentos da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) para falar sobre Educação Financeira, associamos a RP com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e a Base Nacional Curricular Comum (BNCC) e falamos da THA Nossa Trajetória parte de três problemas contextualizados, os quais podem ser de muitos dos nossos alunos futuramente Abordamos sobre opções de poupanças, investimentos e financiamentos, buscamos analisar e lançar um olhar crítico sobre as opções disponíveis, considerando o aluno como construtor do seu conhecimento e o professor como mediador | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional | - |
Descrição: dc.description | Abstract: At this work we present a Hypothetical Learning Trajectories (HLT) with three activities presented, about Simon's ideas, for teaching of Financial Education (FE), through the methodological teaching strategy of Problem Solving (PS), in the perspectives of Polya, Onuchic and Allevatto What inspired us to carry out this work was the need to talk about FE and the various possibilities for savings and investments that emerged with the evolution of financial systems and markets, seen as possible for a better quality of financial life To support this dissertation, we approached some OECD documents to talk about Financial Education, associated PS with the PCNs and BNCC and talked about HLT Our Trajectorie starts from three contextualized problems, which may be the many of our students in the future Adressing savings, investments and financing options, searchers analyze and take a critical look at the available options, considering the student as a builder of their knowledge and the teacher as a mediator | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Mestrado Profissional | - |
Relação: dc.relation | Matemática | - |
Relação: dc.relation | Centro de Ciências Exatas | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação financeira | - |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Problemas, exercícios, etc | - |
Palavras-chave: dc.subject | Study and teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Financial education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Problems, exercises, etc | - |
Palavras-chave: dc.subject | Business mathematics | - |
Palavras-chave: dc.subject | Learning | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mathematics | - |
Título: dc.title | Uma trajetória hipotética de aprendizagem para a educação financeira | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: