Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Batista, Cleide Vitor Mussini [Orientador] | - |
Autor(es): dc.contributor | Lara, Ângela Mara de Barros | - |
Autor(es): dc.contributor | Aquino, Olga Ribeiro de | - |
Autor(es): dc.creator | Benevide, Vanderlice | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T13:09:24Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T13:09:24Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/10269 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/981274 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: O estudo visa analisar a importância do ensino da arte e sua contribuição para estimular, ainda mais, a criatividade de crianças matriculadas na primeira série do Ensino Fundamental I, de uma escola pública londrinense Apóia-se teoricamente em trabalhos de pesquisadores que exploram temáticas relacionadas à criatividade humana, à educação formal e ao ensino da arte Inicialmente, analisa, descreve a criatividade humana e seus sentidos e significados conceituais sob diferentes enfoques teóricos e como a criatividade tem sido considerada e contemplada no cotidiano escolar Contextualiza o ensino da arte e sua instituição legal na escola como uma disciplina obrigatória conforme indica a legislação Oficial Brasileira (Lei 5692/71) O cenário empírico envolveu o trabalho didático-pedagógico de uma professora da disciplina de arte e suas mediações de ensino junto às crianças O estudo, fundamenta-se em uma Metodologia Qualitativo-Descritiva e os instrumentos utilizados para a coleta e análise de dados foram: Observação e Entrevista Semi-Estruturada, Diário de Campo e Registro Fotográfico A análise dos dados revelou que a criatividade infantil pode fluir e manifestar-se no cotidiano escolar em momentos inesperados e não planejados Mostrou também que as possíveis dificuldades relacionadas ao ensino da arte podem ser superadas e, para isso, as instituições educacionais deveriam investir sempre na formação continuada do professor e no seu trabalho didático-pedagógico e artístico, contribuindo, assim, para a vivência ludo-artística e uma aprendizagem realmente significativa aos professores e crianças | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
Descrição: dc.description | Abstract: This study aims at analyzing the importance of the teaching of arts and its contribution to further stimulate the creativity of children enrolled in the first grade of a public Elementary School in Londrina, Brazil It seeks theory foundation in researchers who explore human creativity, formal education and arts teaching Initially, it analyses and describes human creativity and its conceptual meanings under different theoretical focuses and how creativity has been considered and applied in the school daily life It contextualizes the teaching of arts and its enforcement as a mandatory subject under Brazilian law (Law 5692/71) An arts teacher’s educational-pedagogical work and her tutoring of children made up the empirical basis of the study, while the theory was based the Qualitative Descriptive Methodology Data collection and analysis used observation, semi-structured interview, field diaries and photographic records The data analysis showed that children’s creativity can flow and present itself in daily school life at unexpected moments It also showed that the difficulties in arts teaching can be overcome and, in order to achieve that, the teaching institutions must always invest on teachers’ continued formation and on their educational-pedagogic and artistic work, thus contributing to the playful-artistic experience and to a really significant learning to both teachers and children | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Mestrado | - |
Relação: dc.relation | Educação | - |
Relação: dc.relation | Centro de Educação, Comunicação e Artes | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Arte | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação artística | - |
Palavras-chave: dc.subject | Arte | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação de professores | - |
Palavras-chave: dc.subject | Art - Study and Teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Art - Education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Art Teachers | - |
Título: dc.title | Educação formal e criatividade humana : um estudo voltado à arte na primeira série do ensino fundamental I em uma escola londrinense | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: