Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Almeida, Lourdes Maria Werle de [Orientador] | - |
Autor(es): dc.contributor | Allevato, Norma Suely Gomes | - |
Autor(es): dc.contributor | Buriasco, Regina Luzia Corio de | - |
Autor(es): dc.creator | Santos, Fabio Vieira dos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T13:09:23Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T13:09:23Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11203 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/981269 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Neste trabalho apresentamos uma investigação sobre atividades de Modelagem Matemática mediadas pelo uso do computador As informações apresentadas em nossa pesquisa foram obtidas no período de 13/4/27 a 1/8/27, a partir de encontros com alunos do 2º ano do Curso de Licenciatura em Matemática que cursavam a disciplina de Cálculo Diferencial e Integral II Nesses encontros foram desenvolvidas atividades de Modelagem a fim de que pudéssemos fazer análises das atuações dos alunos durante a realização dessas atividades Os procedimentos metodológicos utilizados em nossa pesquisa têm como base os princípios da proposta de Romberg e os Experimentos de Ensino, e as informações coletadas permitiram verificar o uso que os alunos fizeram do computador na exploração ou construção de um modelo matemático, bem como observar aspectos que podem contribuir para aprendizagem da Matemática Além disso, elas sinalizaram que a associação da Modelagem com as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), mais especificamente com o computador, favorece a compreensão e estimula atividades que contribuem para o desenvolvimento da criatividade no que diz respeito à busca por soluções para problemas que a sociedade atual pode colocar | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática | - |
Descrição: dc.description | Abstract: In this work we presented an investigation about activities of Mathematics Modeling mediated by the use of the computer The information presented in our research were obtained in the period from 13/4/27 to 1/8/27, starting from encounters with students of the 2º year of the Course of Licentiate in Mathematics that studying the discipline of Differential Calculus and Integral II In those encounters activities of Modeling were developed so that we could make analyses of the student’s performances during the accomplishment of those activities The methodological procedures used in our research are based on the principles of the Romberg’s proposal and the Teaching Experiments, and the information collected allowed to verify the use that the students did of the computer in the exploration or construction of a mathematical model, as well as to observe aspects that can contribute to learning of the Mathematics Moreover, they gave signals that the combination of Modeling with the Information and Communication Technologies (ICT), especially with the computer, promotes understanding and encourages activities that contribute to the development of creativity with regard to the search for solutions to current problems that society may place | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Mestrado | - |
Relação: dc.relation | Ensino de Ciências e Educação Matemática | - |
Relação: dc.relation | Centro de Ciências Exatas | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia da informação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Modelos matemáticos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Processamento de dados | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Information tecnology | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mathematics education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mathematics | - |
Palavras-chave: dc.subject | Communication and technology | - |
Palavras-chave: dc.subject | Data processing | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mathematical models | - |
Título: dc.title | Modelagem matemática e tecnologias de informação e comunicação : o uso que os alunos fazem do computador em atividades de modelagem | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: