Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Ruas, Paulo Maurício [Orientador] | - |
Autor(es): dc.contributor | Arias, Carlos Alberto Arrabal | - |
Autor(es): dc.contributor | Carpentieri-Pípolo, Valéria | - |
Autor(es): dc.creator | Rubiano Perilla, Harold Eduardo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T13:09:22Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T13:09:22Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/12113 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/981265 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: O objetivo desta pesquisa foi verificar o controle genético da tolerância ao estresse hídrico no feijão (Phaseolus vulgaris), visando orientar os programas de melhoramento Quatro cruzamentos com cultivares tolerantes (T) e não-tolerantes (NT) foram utilizados: 1 IPR Uirapuru (T) x IPR Graúna (NT), 2 Pérola (T) x IPR Graúna, 3 IAPAR 81 (T) x IPR Graúna (NT), 4 IPR Uirapuru (T) x LP 97-28 (NT) Os parentais e as gerações F1 e F2 e os retrocruzamentos RC1P1F1 e RC1P2F1 foram avaliados no campo experimental do Instituto Agronômico do Paraná, Londrina, Paraná em 27/28 o delineamento experimental foi completamente casualizado onde cada planta foi uma repetição As plantas foram irrigadas por aspersão até o inicio do estádio R5 (Pré-floração), cessando a irrigação durante 2 dias Para evitar um possível suprimento de água pela chuva utilizou-se um sistema de cobertura móvel com roldanas deslizantes acoplado ao canteiro em ferro com cobertura lateral de polietileno transparente Durante o período de estresse hídrico foi verificada a umidade do solo mediante o método gravimétrico a uma profundidade entre -6 cms No estádio de desenvolvimento R9 (Maturação fisiológica) o número de vagens por planta, número de sementes por plantas e a produção total em grãos por planta foi estimada A análise dos componentes de média e da variância fenotípica apresentaram efeitos genéticos aditivos e de dominância A herdabilidade no sentido amplo variou entre valores baixos a moderado, apresentando uma forte influência do ambiente no controle genético da tolerância ao estresse hídrico | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (Mestrado em Agronomia) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Agrárias, Programa de Pós-Graduação em Agronomia | - |
Descrição: dc.description | Abstract: The goal of this study was to determine the genetic control of bean (Phaseolus vulgaris) drought tolerance with the purpose to give a guide in breeding programs Four crossing with the cultivars tolerant (T) and non tolerant (NT) to drought were made: 1 IPR Uirapuru (T) x IPR Graúna (NT), 2 Pérola (T) x IPR Graúna (NT), 3 IAPAR 81 (T) x IPR Graúna (NT) and, 4 IPR Uirapuru (T) x LP 97-28 (NT) The F1, F2 generations and the RC1P1F1, RC1P2F1 backcrosses were analyzed in the experimental field of Instituto Agronômico do Paraná, Londrina, Paraná in 27/28 A completely random design analysis of variance in which each plant was a repetition was applied The plants were irrigated by aspersion until the beginning of the R5 development stage (pre-blooming phase) and stopped for 2 days To prevent a possible supply of rain water, mobile shelters with a system of sliding sheaves connected to a seedbed iron structure with a lateral cover of transparent polyethylene were used During the period of water stress the ground humidity was verified by gravimetrical method at the depth of -6cm In the R9 development stage (physiological maturation) the number of pod beans per plant, number of seeds per plant and the total grain production per plant were estimated The analysis of mean components and the phenotypic variance showed a dominant and additive genetic effects The broad heritability varies from low to moderate values showing strong influence of the environment in the genetic control of drought tolerance | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Mestrado | - |
Relação: dc.relation | Agronomia | - |
Relação: dc.relation | Centro de Ciências Agrárias | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-graduação em Agronomia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Feijão | - |
Palavras-chave: dc.subject | Melhoramento genético | - |
Palavras-chave: dc.subject | Feijão | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estresse hídrico | - |
Palavras-chave: dc.subject | Genética vegetal | - |
Palavras-chave: dc.subject | Breeding | - |
Palavras-chave: dc.subject | Plant genetics | - |
Palavras-chave: dc.subject | Beans | - |
Título: dc.title | Controle genético da tolerância ao deficit hídrico em feijoeiro | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: