
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Hirota, Ercília Hitomi [Orientador] | - |
| Autor(es): dc.contributor | Florio, Wilson | - |
| Autor(es): dc.contributor | Guadanhim, Sidnei Junior | - |
| Autor(es): dc.contributor | Duarte, Rovenir Bertola [Coorientador] | - |
| Autor(es): dc.creator | Takahashi, Flávio Akihiro | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T13:09:20Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T13:09:20Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/16330 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/981253 | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: Esta Dissertação aborda a utilização de técnicas de meios digitais para visualização de dados relativos a requisitos de projeto para auxiliar na tomada de decisões e resoluções de problemas de projeto, mais especificamente a utilização do design associativo de empreendimentos habitacionais de interesse social (EHIS) O objetivo do trabalho é propor um modelo associativo a partir de requisitos normativos e de usuários, utilizado como instrumento de visualização das relações entre parâmetros suas variáveis e restrições de custo, topografia e sistema viário Com base em uma revisão bibliográfica, determinou-se a utilização de técnicas de design associativo para auxiliar o pensamento visual para a resolução de problemas de projeto Para aplicação e criação do modelo, foi definido um objeto de estudo exploratório para o qual foram estabelecidos os parâmetros, variáveis e restrições, a partir de diretrizes qualitativas e legislação O modelo criado possibilita a análise da topografia de um terreno para utilizar dados de declividade na viabilidade do empreendimento, além de agilizar o estudo de propostas de vias e permitir modificações com feedback em tempo real O estudo conclui pela viabilidade da utilização de sistemas associativos, para aumentar a eficiência do projeto de EHIS, em especial na viabilidade e concepção do projeto | - |
| Descrição: dc.description | Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Tecnologia e Urbanismo, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo | - |
| Descrição: dc.description | Abstract: This dissertation addresses the use of digital media techniques for data visualization related to design requirements in order to assist in decision making and resolution of design problems, specifically the use of associative design of social housing developments The goal of this work is to come up with an associative model based on normative and user requirements, used as a display of the relations between parameters, its variables and restrictions of cost, topography and road system Based on a literature review, associative design techniques was used to aid visual thinking in solving design problems To apply these techniques and creation of the model, an exploratory study object was defined, and based on qualitative guidelines and legislation, parameters, variables and constraints were established The model allows the topography analysis of the subject site, and use the slope data in the feasibility study In addition, it speed up the study of alternatives to dispose roads and allows modifications with real time feedback The proposed model endorses the use of associative systems to improve the design quality, especially in the feasibility and design of social interest housing projects | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Relação: dc.relation | Mestrado | - |
| Relação: dc.relation | Arquitetura e Urbanismo | - |
| Relação: dc.relation | Centro de Tecnologia e Urbanismo | - |
| Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Projetos | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Arte digital | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Arquitetura de habitação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Arquitetura e tecnologia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Digital art design | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Architecture and tecnology | - |
| Título: dc.title | Design Associativo : análise da topografia no traçado de vias e quadras | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: