Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Pasquini, Regina Célia Guapo [Orientador] | - |
Autor(es): dc.contributor | Silva, Ana Lúcia da | - |
Autor(es): dc.contributor | Lima, Ângela Maria Souza | - |
Autor(es): dc.creator | Facin, Gabriel Felipe | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T13:09:10Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T13:09:10Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/9091 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/981206 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: A educação passou por diversas transformações e elevou, ao longo das últimas décadas, a importância da formação cidadã dos discentes frente às demandas sociais emergentes no país Desse modo, a partir dos estudos realizados, notou-se o potencial demonstrado pelos Temas Contemporâneos Transversais (TCT) para a promoção da cidadania quando trabalhados em conjunto com as componentes curriculares da Educação Básica, segundo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) Motivado por essa premissa, este estudo se debruçou para lançar um trabalho que trouxesse a aplicação de tais temas para a disciplina de Matemática Assim, o objetivo geral desta Dissertação é apresentar uma proposta a fim de que os princípios de cidadania possam ser promovidos no ensino de Matemática, tendo como balizadores os TCT, e sua participação junto às habilidades desenvolvidas por essa disciplina Designadamente, o objetivo específico deste trabalho concentra-se em apresentar à sociedade uma aplicação das transversalidades destacadas, que será realizada apresentando um rol de treze tarefas que foram organizadas através de problemas matemáticos construídos a partir dessas temáticas Espera-se, portanto, que essa Dissertação engradeça a formação cidadã, motivando o discente a analisar conscientemente algumas situações reais, ao mesmo tempo em que aprende e utiliza técnicas matemáticas para isso | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional | - |
Descrição: dc.description | Abstract: Education has passed throuh several transformations and has raised, over the last few decades, the importance of civic education for students in light of emerging social demands in the country Thus, from the studies carried out, the capacity demonstrated by the Transversal Contemporary Themes (TCT) for the promotion of citizenship was noted when worked together with the Basic Education subjects Motivated by this premise, this study aimed to launch a work that brought the application of such themes to the Mathematics subject Thereby, this masters thesis general purpose is to present a proposal so that principles of citizenship can be promoted in Mathematics’ teaching, with TCT as guinding principles, and its participation in the skills developed by this discipline Individually, the specific purpose of this work is to present society an application of the highlighted transversalities, which will be carried out by presenting a list of thirteen tasks that were organized through mathematical problems built from these themes It is expected, therefore, that this dissertation enhances citizenship education, motivating the student to consciously analyze some real situations, while learning and using mathematical techniques for this | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Mestrado Profissional | - |
Relação: dc.relation | Matemática | - |
Relação: dc.relation | Centro de Ciências Exatas | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cidadania | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Temas contemporâneos transversais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mathematics | - |
Palavras-chave: dc.subject | Citizenship | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mathematics education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tranversal contemporary themes | - |
Palavras-chave: dc.subject | Education - Brazil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Study and teaching | - |
Título: dc.title | A matemática e o exercício da cidadania : possibilidades para o ensino via temas contemporâneos transversais | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: