Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Fernandes, Frederico Augusto Garcia [Orientador] | - |
Autor(es): dc.contributor | Nascimento, Gizêlda Melo do | - |
Autor(es): dc.contributor | Ceccantini, João Luís Cardoso Tápias | - |
Autor(es): dc.contributor | Alves, Regina Célia dos Santos [Coorientadora] | - |
Autor(es): dc.creator | Hernandes, Andréia Nogueira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T13:09:07Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T13:09:07Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11721 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/981193 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: O presente trabalho concentra-se em reconhecer as intenções do projeto literário de Vivina de Assis Viana Escrevendo literatura para crianças e adolescentes desde o ano de 1977, Viana procura trazer, com clareza e objetividade em suas obras, um diálogo com o leitor Entre análises de uma entrevista com a autora; de seis obras que se passam no pano de fundo urbano; de três narrativas que se desenvolvem em âmbito rural; e da apreciação de um conto escrito na internet, o objetivo foi observar a existência de características formais e temáticas que permitem caracterizar a escritura de Viana Dentre elas, destacam-se sua linguagem direta e de fácil acesso, propiciando ao leitor uma fruição, e o engajamento político de grande parte de suas personagens Também são notáveis seu apreço pela vida no campo, bem como sua crença em um leitor mais maduro e atento, que a possibilitam trazer uma temática mais aberta, inclusive ao tratar de pontos complicados da vida infantil e adolescente Por meio deste estudo, ficam nítidas estas características que acabam por configurar-se como a marca escritural de Viana, que dentro da particularidade de cada obra não deixa de existir, permitindo a aplicação do pensamento foucaultiano de que o nome do autor permite agrupar e classificar um conjunto de textos, em razão de algumas características e peculiaridades em comum que apresentam | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Letras | - |
Descrição: dc.description | Abstract: This work’s purpose is to recognize the intentions of Vivina de Assis Viana’s literary project Writing literature for children and teenagers since 1977, Viana tries to bring a clear and objective dialogue with her readers Analyzing an interview made with the author, six different works that occur in the urban environment, three narratives that develop in the countryside space and a tale written on the internet, the objective was to observe the existence of formal and thematic characteristics that allow us to distinguish Viana’s writing, as her explicit and easy accessible language, propitiating to the reader a fluency, and also the politic commitment of great majority of her characters Are also noticeable her regard for the life at the countryside, as well as her belief in a much more mature and attempt reader, elements that allow her to bring a more open thematic, dealing with complicated aspects of the children’s and teenager’s life Through this study, this characteristics get clear and are considered as Viana’s writing mark, that, considering the particularity of each work, are always present, consenting the confirmation of Foucault’s theory that says that the name of the author allows the gathering and the classification of a group of texts, in view of some characteristics and peculiarities in common that they present | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Mestrado | - |
Relação: dc.relation | Letras | - |
Relação: dc.relation | Centro de Letras e Ciências Humanas | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-graduação em Letras | - |
Palavras-chave: dc.subject | Literatura infantojuvenil brasileira | - |
Palavras-chave: dc.subject | História e crítica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Brazilian children's literature | - |
Palavras-chave: dc.subject | History and criticism | - |
Título: dc.title | As intenções da escritura : criação literária e aspectos biográficos em Vivina de Assis Viana | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: