Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Martins, João Batista [Orientador] | - |
Autor(es): dc.contributor | Meletti, Silvia Márcia Ferreira | - |
Autor(es): dc.contributor | Souza, Leonardo Lemos de | - |
Autor(es): dc.creator | Tokairin, Cristiane de Oliveira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T13:09:06Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T13:09:06Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/14513 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/981186 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Esta pesquisa traz uma reflexão sobre o cotidiano de algumas crianças que moraram ou nasceram no Japão e agora vivem no Brasil, inseridas em uma escola pública localizada na cidade de Londrina –PR Tendo como objetivo investigar como estas crianças e os profissionais que ali trabalham vivenciam a situação da diversidade no cotidiano escolar Para a realização desta pesquisa utilizamos como metodologia a observação participante, que se insere no conjunto das metodologias denominadas, no campo da educação, qualitativas e frequentemente etnográfica, o que nos permitiu o acesso ao cotidiano escolar Através dela pudemos perceber os movimentos que a escola – a partir de seus atores – estabelece ao lidar com as diferenças, envolvendo, especialmente as crianças dekasseguis Nossas observações nos indicaram que os profissionais que atuam na escola – professores e equipe pedagógica – abordam os dekasseguis mediados por um olhar estereotipado que atribui certas expectativas sobre os “japoneses”, não enxergando as dificuldades que estas crianças vivenciam – por serem muito quietas, comportadas e por se destacarem em determinadas disciplinas Já os estudantes incorporaram de certa forma, as expectativas que lhes foram atribuídas, destacando-se nos estudos e correspondendo as normas disciplinares Entretanto, ao nos aproximarmos um pouco mais, pudemos notar o quão difícil é a experiência destas crianças, uma vez que devem lidar com dois mundos, duas culturas bastante distintas – um aqui e lá difícil de serem compatibilizados Tais reflexões, por sua vez, podem nos auxiliar na busca de soluções e novos direcionamentos ampliando nossos olhares sobre a diversidade presente na escola | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
Descrição: dc.description | Abstract: This research presents a reflection on the daily lives of some children who were born or lived in Japan and now live in Brazil and study in a public school located in the city of Londrina-PR, aiming to investigate how these children and the professionals who work at the school deal with the diversity in school routine For this research we used participant observation as a methodology, which is part of a set of methods called, in the field of education, often qualitative and ethnographic, which allowed us to access the school routine Using the participant observation we could notice the movements that the school – through its actors - establishes to deal with differences, involving, especially dekassegui children Our observations indicated that the professionals who work in the school - teachers and teaching staff - address the dekasseguis mediated by a stereotypical view that assigns certain expectations about the "Japanese", and they didn’t notice the difficulties these children experience – by being very quiet, well behaved and excel in certain disciplines The students, on the other hand, have somehow incorporated the expectations vested in them, especially in studies and corresponding disciplinary rules However, as we approached a bit more, we noted how difficult is the experience of these children, as they must deal with two worlds, two cultures very different - one here and there hard to be reconciled The reflections presented in this paper, in turn, can help us to find solutions and new directions broadening our perspectives on diversity in the school | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Mestrado | - |
Relação: dc.relation | Educação | - |
Relação: dc.relation | Centro de Educação, Comunicação e Artes | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Filhos de trabalhadores migrantes | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Brasil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Crianças dekasseguis | - |
Palavras-chave: dc.subject | Identidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educational sociology | - |
Palavras-chave: dc.subject | Children of migrant laborers | - |
Palavras-chave: dc.subject | Brazil | - |
Título: dc.title | Diversidade e cotidiano escolar : notas de uma pesquisadora sobre vivências de crianças dekasseguis | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: