Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Martins, Rosane Fonseca de Freitas [Orientador] | - |
Autor(es): dc.contributor | Contani, Miguel Luiz | - |
Autor(es): dc.contributor | Sampaio, Claudio Pereira de | - |
Autor(es): dc.creator | Torres, Fernanda | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T13:08:56Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T13:08:56Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/9866 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/981140 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: O uso de imagens no ensino e aprendizagem de língua espanhola é um importante recurso que possibilita a aquisição de conhecimento, a motivação de estudantes e permite a comunicação autêntica por meio de situações reais do meio social O material educacional com linguagem visual adequada pode ser um diferencial no processo de aquisição da língua espanhola, ao passo que fornece um aporte dinâmico e enriquecedor ao estudante Neste contexto, verifica-se a comunicação imagética em materiais educacionais de língua espanhola, por meio da investigação da linguagem de comunicação, a fim de analisar se as imagens utilizadas satisfazem as necessidades pedagógicas diante de um cenário de ensino que exige conhecimentos múltiplos, com o propósito de apresentar propostas de aprimoramento da comunicação visual mediante inovação e tecnologias De natureza exploratória-descritiva, este estudo apresenta observação e análise de três materiais didáticos de língua espanhola, pesquisa bibliográfica em autores de comunicação, linguística, gestão da informação e semiótica, bem como análise de dados obtidos por meio de entrevistas e questionários O presente estudo está embasado na conceituação de imagem em Joly (1996) e Aumont (211) e utilizou, para análise das imagens, os requisitos para composição estética de imagens de Fuentes (26) Os resultados apontam que a comunicação imagética facilita o aprendizado do idioma | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em Comunicação | - |
Descrição: dc.description | Abstract: The use of images in the teaching and learning of the Spanish language is an important resource that enables the acquisition of knowledge, the motivation of students and allows authentic communication through real social situations Educational material with adequate visual language can be a differential in Spanish language acquisition process, while providing a dynamic and enriching contribution to the student In this context, we verify the image communication in educational materials of Spanish language, through the investigation of the language of communication, in order to analyze if the images used satisfy the pedagogical needs before a teaching scenario that requires multiple knowledge, with the purpose of present proposals to improve visual communication through innovation and technologies Of an exploratory-descriptive nature, this study presents observation and analysis of three didactic materials of Spanish language, bibliographic research in authors of communication, linguistics, information management and semiotics, as well as analysis of data obtained through interviews and questionnaires The present study is based on the concept of image in Joly (1996) and Aumont (211) and used, for image analysis, the requirements for the aesthetic composition of images by Fuentes (26) The results point out that the image communication facilitates the learning of the language | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Mestrado | - |
Relação: dc.relation | Comunicação | - |
Relação: dc.relation | Centro de Educação, Comunicação e Artes | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em Comunicação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Comunicação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Comunicação visual | - |
Palavras-chave: dc.subject | Linguagem imagética | - |
Palavras-chave: dc.subject | Material didático | - |
Palavras-chave: dc.subject | Língua espanhola | - |
Palavras-chave: dc.subject | Communication | - |
Palavras-chave: dc.subject | Visual communication | - |
Palavras-chave: dc.subject | Imagetic language | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teaching materials | - |
Palavras-chave: dc.subject | Spanish language | - |
Título: dc.title | Imagens como soluções criativas em materiais educativos de língua espanhola | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: