SiGMa : Sistema Gamificado para Matemática

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBrancher, Jacques Duílio [Orientador]-
Autor(es): dc.contributorZarpelão, Bruno Bogaz-
Autor(es): dc.contributorFrango, Ismar-
Autor(es): dc.contributorAttrot, Wesley-
Autor(es): dc.contributorSilva, Ana Lúcia da [Coorientadora]-
Autor(es): dc.creatorToda, Armando Maciel-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-05-15T13:08:54Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-05-15T13:08:54Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-01-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-01-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-15-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-15-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/15420-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/981129-
Descrição: dc.descriptionResumo: Este trabalho apresenta o projeto, desenvolvimento e avaliação de um ambiente virtual de treinamento direcionado à área de aritmética nas aulas de matemática do ensino fundamental Este sistema consiste na resolução de problemas, que são implementados de modo que o algoritmo seja responsável pela geração de valores aleatórios, porém condizentes ao contexto em que são inseridos Deste modo, os valores dos problemas são alterados sempre que são selecionados, de forma que o usuário memorize a lógica para resolução do problema ao invés da resposta Além disto, o ambiente também está implementado com conceitos e mecânicas de jogos (Gamification), de modo a tornar o processo mais prazeroso e engajador para os usuários Estes conceitos são representados de forma explícita no sistema por pontos, níveis, medalhas, placares, temporizadores, perfis Por fim, foi proposta uma avaliação que foi aplicada com professores de matemática do ensino fundamental, para avaliar a eficiência pedagógica e funcionalidades do sistema, alcançando resultados positivos nos aspectos de implementação, interface e aceitação dos conceitos de jogos implementados-
Descrição: dc.descriptionDissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação-
Descrição: dc.descriptionAbstract: This work presents the development and implementation of a virtual learning environment, focuses on the arithmetic area in Math classes for elementary school This system consists implementing the problems through an algorithm that generalizes random values, according to the context in which the problem is inserted Thus, changing the values problems when they are selected, in order that the learner memorize logic to solve the problem instead of the answer In addition, the environment is implemented with game concepts and mechanics (Gamification) in order to make the process more pleasant and engaging for the users These concepts are explicitly represented through points, levels, medals, scores, timers and profiles Finally, a survey was proposed to be applied to math teachers, from elementary school, to measure the system’s pedagogical properties Those tests achieved positive results in the aspects of implementation, interface and acceptance of game concepts implemented within-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Relação: dc.relationMestrado-
Relação: dc.relationCiência da Computação-
Relação: dc.relationCentro de Ciências Exatas-
Relação: dc.relationPrograma de Pós-Graduação em Ciência da Computação-
Palavras-chave: dc.subjectInformática na educação-
Palavras-chave: dc.subjectAmbientes virtuais compartilhados-
Palavras-chave: dc.subjectJogos educativos-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino auxiliado por computador-
Palavras-chave: dc.subjectJogos simulados em educação-
Palavras-chave: dc.subjectInternet in education-
Palavras-chave: dc.subjectShared virtual environments-
Palavras-chave: dc.subjectEducational games-
Palavras-chave: dc.subjectComputer-assisted instruction-
Palavras-chave: dc.subjectSimulation ga-
Título: dc.titleSiGMa : Sistema Gamificado para Matemática-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da UEL - RIUEL

Não existem arquivos associados a este item.