Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Andrade, Mariana Aparecida Bologna Soares de [Orientador] | - |
Autor(es): dc.contributor | Zômpero, Andréia de Freitas | - |
Autor(es): dc.contributor | Obara, Ana Tiyomi | - |
Autor(es): dc.creator | Zanin, Ana Paula de Souza | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T13:08:52Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T13:08:52Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/9947 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/981120 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: O presente trabalho estabelece percepções sobre o Ensino por Investigação no desenvolvimento de competências e habilidades Com o objetivo de identificar a compreensão de professores da Educação Básica que adotam abordagens de Ensino por Investigação acerca do desenvolvimento das competências e habilidades, o referencial téorico apresenta fundamentos e perspectivas do Ensino por Investigação, a conceitualização dos termos competências e habilidades e os aspectos encontrados no atual documento oficial de ensino, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) Trata-se de uma pesquisa qualitativa com características exploratórias, na qual os dados foram obtidos por meio de entrevistas semiestruturadas e analisados sob os aspectos da Análise Textual Discursiva Os resultados alcançados demonstraram as concepções e perspectivas de Ensino por Investigação dos professores e as contribuições, limitações e desafios das abordagens de ensino investigativo no desenvolvimento de competências e habilidades da BNCC Foi possível identificar o Ensino por Investigação como um mobilizador do desenvolvimento de competências e habilidades, a partir da modalidade didática, práticas investigativas e formação de professores para investigação | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática | - |
Descrição: dc.description | Abstract: This research establishes perceptions about inquiry teaching in the development of competences and skills In order to identify the understanding of teachers of Basic Education who adopt Inquiry approaches to the development of competences and skills, the theoretical framework presents the foundations and perspectives of Inquiry, the conceptualization of the term’s competences and skills and the aspects found in the current official teaching document, the Common National Curriculum Base (BNCC) This is a qualitative research with exploratory characteristics in which data were obtained through semi-structured interviews and analyzed under the Textual Discursive Analysis aspects The results achieved demonstrated the teachers' inquiry concepts and perspectives and the contributions, limitations and challenges of investigative teaching approaches in the development of BNCC competencies and skills It was possible to identify the inquiry as a mobilizer of the development of competences and abilities, from the didactic modality, investigative practices and formation of teachers for investigation | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Mestrado | - |
Relação: dc.relation | Ensino de Ciências e Educação Matemática | - |
Relação: dc.relation | Centro de Ciências Exatas | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciência | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Desempenho | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aptidão | - |
Palavras-chave: dc.subject | Science | - |
Palavras-chave: dc.subject | Performance | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ability | - |
Palavras-chave: dc.subject | Study and teaching | - |
Título: dc.title | Ensino por investigação e o desenvolvimento de competências e habilidades : a compreensão de professores da educação básica acerca do ensino de ciências | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: