Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Souza, Márcia Rejania Lemos de [Orientador] | - |
Autor(es): dc.contributor | Verástegui, Rosa de Lourdes Aguilar | - |
Autor(es): dc.contributor | Silva, Ileizi Luciana Fiorelli | - |
Autor(es): dc.contributor | Morais, Edson Elias de | - |
Autor(es): dc.contributor | Araújo, Angélica Lyra de | - |
Autor(es): dc.creator | Galdino, Luciana Vasques Lopes | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T13:08:51Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T13:08:51Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/8390 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/981112 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Os conhecimentos da Área de Sociologia podem contribuir para uma perspectiva de Educação que contemple a Diversidade e os Direitos Humanos Visando desenvolver um debate sobre o tema, este estudo traz reflexões de como estão sendo percebidas e experienciadas por docentes que ministram a disciplina de Sociologia nas Escolas Públicas, as questões ligadas à diversidade Contamos com o referencial teórico de Freire (1979, 1976, 1983, 1996, 1997, 2, 22) e Bernard Charlot (2, 25, 21, 214) Os sujeitos da Pesquisa são 78 professores de 53 cidades de 11 diferentes estados do Brasil Para coleta de dados usamos questionários aplicados a professores de Sociologia com questões objetivas e abertas no sentido de compreender os saberes e fazeres docentes Intencionamos compreender como trabalham as questões da diversidade na escola e as contribuições do Ensino de Sociologia para as questões da Diversidade na Escola Pública Verificou-se que 95% dos professores de Sociologia presenciaram situações de discriminação e preconceito no ambiente escolar, 68% relataram enfrentar dificuldades no ambiente escolar para tratar as questões da diversidade Referente às Contribuições do Ensino de Sociologia para as questões da diversidade na Escola, as consideradas mais relevantes foram que o Ensino de Sociologia, por seus instrumentos conceituais e analíticos colaboram para construção do pensamento reflexivo e crítico dos alunos acerca dos temas sobre Diversidade na Escola | - |
Descrição: dc.description | Trabalho de Conclusão Final (Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional | - |
Descrição: dc.description | Abstract: The knowledge of the Sociology Area can contribute to an Education perspective that contemplates Diversity and Human Rights In order to develop a debate on the topic, this study brings reflections on how issues related to diversity are being perceived and experienced by teachers who teach the discipline of Sociology in Public Schools We rely on the theoretical framework of Freire (1979, 1976, 1983, 1996, 1997, 2, 22) and Bernard Charlot (2, 25, 21, 214) The research subjects are 78 teachers from 53 cities in 11 different states in Brazil For data collection we use questionnaires applied to Sociology professors with objective and open questions in order to understand the knowledge and teaching practices We intend to understand how issues of diversity at school work and the contributions of Sociology Teaching to issues of Diversity in Public Schools It was found that 95% of Sociology teachers witnessed situations of discrimination and prejudice in the school environment, 68% reported facing difficulties in the school environment to deal with issues of diversity Regarding the Contributions of Sociology Teaching to the issues of diversity in the School, the most relevant ones were that the Teaching of Sociology, due to its conceptual and analytical instruments, collaborate to build the students' reflective and critical thinking about the themes about Diversity at School | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Mestrado Profissional | - |
Relação: dc.relation | Sociologia | - |
Relação: dc.relation | Centro de Letras e Ciências Humanas | - |
Relação: dc.relation | Programa de Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sociologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Diversidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escolas públicas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Study and teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Diversity | - |
Palavras-chave: dc.subject | Public schools | - |
Palavras-chave: dc.subject | Education - Brazil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sociology | - |
Título: dc.title | Contribuições do ensino de sociologia para as questões da diversidade na escola pública | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: