Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Meletti, Silvia Márcia Ferreira [Orientador] | - |
Autor(es): dc.contributor | Bueno, José Geraldo Silveira | - |
Autor(es): dc.contributor | Marquezine, Maria Cristina | - |
Autor(es): dc.creator | Gonçalves, Taísa Grasiela Gomes Liduenha | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T13:08:48Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T13:08:48Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13103 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/981096 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Este trabalho objetivou identificar e analisar as matrículas de alunos com necessidades educacionais especiais na Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Brasil O estudo teve como base os microdados do Censo da Educação Básica disponibilizados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) que possibilitaram uma análise das matrículas de alunos com deficiência (visual, auditiva, física intelectual) na EJA (regular e especial) a partir das etapas de ensino, dependência administrativa e faixa etária Os resultados indicam: alto índice de alunos com deficiência nas séries iniciais da EJA; concentração de matrículas de alunos com deficiência física e deficiência intelectual em espaços segregados; alto percentual de matrículas de alunos com deficiência intelectual nessa modalidade; juvenilização dos deficientes; concentração das matrículas de alunos com necessidades educacionais especiais em instâncias municipais da EJA regular e centralização das matrículas de alunos com necessidades educacionais especiais na esfera privada da EJA especial Verificou-se um crescente número de matrículas de alunos com necessidades educacionais especiais na EJA indicando que esta modalidade se tornou mais um espaço vinculado à Educação Especial | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
Descrição: dc.description | Abstract: This study aimed to identify and analyze the enrollment of students with special educational needs in Youth and Adult Education (EJA) in Brazil The study was based on microdatas from the Census of Basic Education provided by the National Institute of Educational Studies and Research Anísio Teixeira (INEP) wich made possible an analysis of the enrollment of students with disabilities (visual, hearing, physical, intellectual) in EJA (regular and special) from the stages of teaching, administrative dependence and age group The results indicate: high rate of students with disabilities in the first school years of EJA; concentration of enrollment of students with physical and intellectual disabilities in segregated spaces; high percentage of enrollment of students with intellectual disabilities in this modality; juvenilization of the disabled; concentration of enrollment of students with special educational needs in municipal regular instances of EJA and centralization of enrollment of students with special educational needs in the private sphere of special EJA There was a growing enrollment of students with special educational needs in EJA, indicating that this modality has become more linked to the Special Education area | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Mestrado | - |
Relação: dc.relation | Educação | - |
Relação: dc.relation | Centro de Educação, Comunicação e Artes | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação especial | - |
Palavras-chave: dc.subject | Brasil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Deficientes | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação especial | - |
Palavras-chave: dc.subject | Special education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Education - Brazil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Special education of adults | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inclusive education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Disability | - |
Título: dc.title | Escolarização de alunos com deficiência na educação de jovens e adultos : uma análise dos indicadores educacionais brasileiros | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: