
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Batista, Irinéa de Lourdes [Orientador] | - |
| Autor(es): dc.contributor | Araman, Eliane Maria de Oliveira | - |
| Autor(es): dc.contributor | Salvi, Rosana Figueiredo | - |
| Autor(es): dc.creator | Saviski, Samuel de Oliveira Fajardo | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T13:08:32Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T13:08:32Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/15015 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/981023 | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: O estudo foi realizado em uma turma do 3º ano do Ensino Médio de uma escola particular de Londrina, com intenção de encontrar possíveis relações de uma síntese histórica da Física do Plasma com a Aprendizagem Significativa Crítica, por meio das Unidades Potencialmente Significativas e dos Mapas Conceituais Foi elaborado uma sequência didática, com pressupos nas Unidades de Ensino Potencialmente Significativas (UEPS), para a ser implementada em horário extra curricular e sem atribuição de notas Foram feitas duas implementações, na primeira implementação compareceram seis alunos que construíram um mapa durante a implementação da sequência e outro seis meses depois Na segunda implementação foram convidados alunos de dois colégios e compareceram 14 alunos, que construíram somente mapas durante a implementação Após a elaboração dos mapas foi utilizado a análise de conteúdo de Bardin para analisar os mapas, depois do estudo de cada implementação foram feitas comparações por meio das unidades mais frequentes para estabeler as relações A partir dessas relações, busca-se entender se uma síntese histórica aliada a conteúdos de física moderna poderia ser utilizada como facilitadora da Aprendizagem Significativa Crítica | - |
| Descrição: dc.description | Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática | - |
| Descrição: dc.description | Abstract: The study was conducted in a class of 3rd year high school students in a private school in Londrina, intending to find possible relations in a historical synthesis of Physics Plasma with Meaningful Learning Critical, through potentially Units Significant and Concept Maps A didactic sequence was prepared with the assumptions Teaching Units Potentially Significant (LIFO), to be implemented in extra curricular time and without assigning grades Two implementations were made in the first implementation attended six students who built a map for the implementation of the sequence and another six months later In the second implementation students from two schools were invited and attended by 14 students who constructed maps only during implementation After drafting the maps content analysis of Bardin was used to analyze the maps, after the study of each implementation comparisons were made by means of the most common units for estabeler relations From these relationships, we seek to understand a historical synthesis combined with contents of modern physics could be used as a facilitator of Meaningful Learning Critical | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Relação: dc.relation | Mestrado | - |
| Relação: dc.relation | Ensino de Ciências e Educação Matemática | - |
| Relação: dc.relation | Centro de Ciências Exatas | - |
| Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ciência | - |
| Palavras-chave: dc.subject | História | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Plasma (Gases ionizados) | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ciência | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Estudo e ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Science | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Science | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Plasma (Ionized gases) | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Interdisciplinary approach to knowledge in education | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Physics - Conceptual maps | - |
| Palavras-chave: dc.subject | History | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Study and teaching | - |
| Título: dc.title | Uma abordagem didática com enfoque na história da física do plasma por meio da aprendizagem significativa | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: