Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Souza, Silvia Regina de [Orientador] | - |
Autor(es): dc.contributor | Kienen, Nádia | - |
Autor(es): dc.contributor | Hallage, Sâmia Moysés | - |
Autor(es): dc.contributor | Gamba, Jonas Fernandes [Coorientador] | - |
Autor(es): dc.creator | Elias, Matheus Rodrigues de Carvalho | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T13:08:29Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T13:08:29Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/10299 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/981007 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: O feedback em vídeo é uma tecnologia utilizada por treinadores e psicólogos para otimizar o desempenho de atletas e proporcionar uma aprendizagem mais rápida por meio de correções mais específicas No entanto, há na literatura uma lacuna no que diz respeito aos efeitos deste recurso sobre aspectos táticos no esporte, especificamente no Voleibol O objetivo do estudo foi avaliar os efeitos do uso de feedback em vídeo sobre eficácia de ataque da Zona 4 em treinos e amistosos Participaram um treinador e três jogadoras de voleibol profissional Foram filmadas catorze sessões de treino e três amistosos oficiais Registraram-se a porcentagem e a eficácia de ataque (EA) referente aos seguintes aspectos: (a) resultado da recepção, (b) bloqueios da equipe adversária, (c) ações técnicas de ataque utilizadas pelas jogadoras analisadas, (d) direção do ataque e EA nas fases de ataque (K1), contra-ataque (K2) e lançamento do treinador (LT) O estudo foi composto por uma fase de linha de base, uma de intervenção e uma de pós-intervenção Para as sessões de intervenção foram elaborados dois protocolos, um para o treinador e outro para as atletas O protocolo usado com o treinador teve como objetivo orienta-lo a fornecer feedback sobre a escolha da estratégia de ataque da Zona 4 O protocolo das atletas teve por objetivo identificar e avaliar os comportamentos de descrever, antecipar e decidir sobre a estratégia de ataque da Zona 4 Os dados obtidos demonstram que a média de EA foi maior após a intervenção para as três atletas e que houve um aumento da porcentagem e da EA para o ataque direcionado na Zona 5 O treinador não forneceu feedback para todas as categorias propostas no protocolo, sendo que a maioria dos feedbacks dado por ele referiam-se ao ataque para a Zona 5, o que demonstra que as atletas ficaram sob controle do feedback do treinador e apontam para um efeito positivo da intervenção O feedback em vídeo demonstrou ser uma tecnologia eficaz para desenvolver comportamentos táticos relacionados ao ataque da Zona 4 no voleibol feminino de alto rendimento Limitações observadas durante a realização dos estudos sugerem a necessidade de novas pesquisas | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (Mestrado em Análise do Comportamento) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Biológicas, Programa de Pós-Graduação em Análise do Comportamento | - |
Descrição: dc.description | Abstract: Feedback in video is a technology used by coaches and psychologists to optimize a performance of athletes and faster learning through more specific corrections However, there is a gap in the literature regarding the effects of this resource on tactical aspects in sport, specifically in Volleyball The objective this study was constructed in order to analyze the effects of feedback on attack effectiveness of the Zone 4 One coach and three professional volleyball athletes paticipated Fourteen training sessions and three official friendlies were filmed Percentage and attack effectiveness (EA) were recorded for the following aspects: (a) result of the reception, (b) adverse team blocks, (c) attack actions on legs analyzed, (d) direction of attack and side-out (K1), transition (K2) and coach's throw (LT) The study was composed of a baseline phase, an intervention and a post-intervention The intervention classes were elaborated in two protocols, one for the trainer and another one for athletes The protocol used was designed to teach the trainer on the choice of strategy to carry out the Zone 4 attack The protocol of the athletes had as objective to identify and to evaluate the behaviors to describe, to anticipate and to decide on the strategy of attack of Zone 4 The data obtained showed that the mean EA was higher after the intervention for the three athletes and that there was an increase in percentage and EA for the targeted attack in Zone 5 The coach did not give feedback for all categories proposed in the protocol, and most of the feedbacks given by him referred to the attack for Zone 5, which shows that the athletes were under the control of the coach's feedback and pointed to a positive effect intervention Video feedback has proven to be an effective technology for developing tactical behaviors related to Zone 4's attack on high-performance female volleyball Limitations observed during the studies suggest the need for further research | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Mestrado | - |
Relação: dc.relation | Análise do Comportamento | - |
Relação: dc.relation | Centro de Ciências Biológicas | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em Análise do Comportamento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Análise do comportamento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Realimentação (Psicologia) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gravações em vídeo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Voleibol | - |
Palavras-chave: dc.subject | Treinamento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Behavioral analysis | - |
Palavras-chave: dc.subject | Feedback (Psychology) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Volleyball | - |
Palavras-chave: dc.subject | Training | - |
Título: dc.title | Efeito do uso do feedback em vídeo na eficácia de ataque da zona 4 | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: