Perspectivas para o ensino escolar da história do português brasileiro : manuscritos paranaenses do século XVIII

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBaronas, Joyce Elaine de Almeida [Orientador]-
Autor(es): dc.contributorCastilho, Ataliba Teixeira de-
Autor(es): dc.contributorAguilera, Vanderci de Andrade-
Autor(es): dc.contributorBerlinck, Rosane de Andrade-
Autor(es): dc.contributorAltino, Fabiane Cristina-
Autor(es): dc.creatorAlves, Silvane Luceli de Andrade-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-05-15T13:08:28Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-05-15T13:08:28Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-01-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-01-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-15-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-15-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/13353-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/980999-
Descrição: dc.descriptionResumo: Nos últimos tempos, a linguagem paranaense tem sido objeto de estudo e tem trazido resultados relevantes para análise e descrição do português do Brasil no que tange a dados sincrônicos e diacrônicos Nesse aspecto, a análise de manuscritos tem contribuído para a elucidação de questões históricas ligadas às variantes linguísticas Este trabalho se baseia em dois corpora, sendo um atual e outro antigo, a saber: i) 15 coleções de livros didáticos aprovados pelo PNLD do Paraná e utilizados nas escolas públicas no período de 211 a 213; ii) 5 manuscritos do século XVIII pertencentes à Vila de Guaratuba – PR, os quais compõem a obra Scripturae nas Villas de São Luiz de Goaratuba e Antonina: manuscritos setecentistas e oitocentistas (AGUILERA; ALMEIDA BARONAS, 27) O trabalho se divide em três partes: primeiramente apresenta-se a fundamentação teórica pautada nos estudos sobre História da Língua Portuguesa, Variação Linguística, Arcaísmos e Variação e Ensino; em seguida, apresenta-se a análise das coleções de livros didáticos do ensino fundamental, aprovadas pelo PNLD/211 – Plano Nacional do Livro Didático, a fim de verificar o conteúdo sobre a variação linguística histórica disponível nessas coleções; finalmente, propõem-se atividades didáticas voltadas para atender ao público do ensino fundamental do 6º ao 9º ano; nesta seção, foram elaboradas cinco unidades, compostas por atividades que abordam aspectos textuais, lexicais, semânticos, morfológicos e sintáticos da língua portuguesa-
Descrição: dc.descriptionDissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem-
Descrição: dc.descriptionAbstract: In recent times, the paranaense language has been the object of study and it has brought important results for analysis and description of the Portuguese of Bazil concerning to synchronic and diachronic data In this aspect, the analysis of manuscripts has contributed for the elucidation of historic questions connected to the linguistic variants This work bases itself in two corpora, one is actual and the other is ancient, that is: i) 15 collections of didactic books approved by PNLD of Paraná and used in the public schools in the period 211 to 213; ii) 5 manuscripts of the eighteenth century pertaining to Villa Guaratuba – PR, which compose the opus Scripture in the Villas of São Luis de Goaratuba and Antonina: eighteenth century and nineteenth century manuscripts (AGUILERA; ALMEIDA BARONAS, 27) The work shares itself in three parts: Firstly presents itself the theoretical foundation ruled on studies about History of Portuguese Language, Linguistic Variation, Archaisms, Variation and Teaching Then, it presents itself the analysis of the collections of the didactic books of the fundamental teaching, approved by PNLD/211 – National Plane of Didactic Book, in order to verify the contents about the historic variation linguist disposable in these collections; finally, it proposes didactic activities focused to attend the public of the fundamental teaching of the sixth to the ninth year; in this section, five unities were elaborated, composed by activities that board textual, lexical, semantical, morphologic and syntactic aspects of the Portuguese Language-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Relação: dc.relationMestrado-
Relação: dc.relationEstudos da Linguagem-
Relação: dc.relationCentro de Letras e Ciências Humanas-
Relação: dc.relationPrograma de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem-
Palavras-chave: dc.subjectLíngua portuguesa-
Palavras-chave: dc.subjectHistória-
Palavras-chave: dc.subjectLinguagem-
Palavras-chave: dc.subjectLivros didáticos-
Palavras-chave: dc.subjectAvaliação-
Palavras-chave: dc.subjectPortuguese language – History-
Palavras-chave: dc.subjectLanguage - Study and teaching-
Palavras-chave: dc.subjectTextbooks – Evaluation-
Palavras-chave: dc.subjectLinguistics-
Palavras-chave: dc.subjectPortuguese philology-
Palavras-chave: dc.subjectManuscriptis - São Luiz de Guaratuba (PR) - Diachronic studies-
Palavras-chave: dc.subjectM-
Título: dc.titlePerspectivas para o ensino escolar da história do português brasileiro : manuscritos paranaenses do século XVIII-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da UEL - RIUEL

Não existem arquivos associados a este item.