Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Lopes, Cleber da Silva | - |
Autor(es): dc.contributor | Brasil, Felipe Gonçalves | - |
Autor(es): dc.contributor | Silva, Ileizi Luciana Fiorelli | - |
Autor(es): dc.contributor | Lima, Ângela Maria de Souza | - |
Autor(es): dc.contributor | Schevisbiski, Renata Schlumberger | - |
Autor(es): dc.creator | Melo, Amanda Caroline Bezerra de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T13:08:27Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T13:08:27Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-09 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-09 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-08 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/18652 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/980994 | - |
Descrição: dc.description | A pesquisa analisa o processo de formulação do Programa Escola Segura do Paraná. O objetivo geral é analisar o processo de formulação de política pública que culminou na criação do Programa Escola Segura. O trabalho utiliza como referencial teórico-metodológico de análise o “Modelo dos Múltiplos Fluxos” de John Kingdon (2003; 2006a; 2006b). Realizamos um estudo de natureza qualitativa, por meio de pesquisa documental em documentos oficiais e matérias da imprensa que trataram do contexto de criação do programa. Também, conduzimos entrevistas com os principais atores governamentais e não governamentais que participaram e/ou acompanharam o processo de formulação. O corpus empírico foi analisado por meio de Análise de Conteúdo, com foco na identificação dos mecanismos causais que explicam a criação do programa em 2019. A análise sugere que o período de 2018-2019 foi caracterizado pela abertura de uma janela de oportunidade, que possibilitou respectivamente a criação e implementação do programa nas escolas paranaenses. Isso se deu através da ação dos Policiais Militares membros do Estado-Maior da Polícia Militar do Paraná (EMPM) como empreendedores de políticas públicas. | - |
Descrição: dc.description | The research analyzes the formulation process of the Paraná Safe School Program. The main goal is to analyze the policy formulation process that culminated in the creation of the Safe School Program. The paper uses John Kingdon’s “Multiple Streams Framework” (2003; 2006a; 2006b) as a theoretical-methodological framework for analysis. We carried out a qualitative study, through documentary research in official documents and press matters that dealt with the program’s creation context. Also, we conducted interviews with the main governmental and non-governmental actors who participated in or followed the policy formulation process. The empirical corpus was analyzed through Content Analysis, focusing in the identification of the causal mechanisms that explain the program’s creation in 2019. The analysis suggests that the 2018-2019 period was characterized by the opening of an opportunity window, which respectively enabled the creation and implementation of the program in Paraná’s state schools. This happened through the action of Military Police Officers from the Paraná’s Military Police General Staff (MPGS) as policy entrepreneurs. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | CLCH - Departamento de Ciências Sociais | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em Sociologia | - |
Relação: dc.relation | Universidade Estadual de Londrina - UEL | - |
Palavras-chave: dc.subject | Violência escolar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Polícia militar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Política pública de educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Análise de política pública | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formulação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciências Humanas - Sociologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciências Humanas - Sociologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | School violence | - |
Palavras-chave: dc.subject | Military police | - |
Palavras-chave: dc.subject | Education public policy | - |
Palavras-chave: dc.subject | Public policy analysis | - |
Palavras-chave: dc.subject | Policy making | - |
Título: dc.title | Como chega a hora de a PM entrar nas escolas? uma análise da formulação do Programa Escola Segura do Paraná | - |
Título: dc.title | How does the time come for the Military Police to enter schools? an analysis of the formulation of the Paraná Safe School Program | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: