Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Simon, Cristiano Gustavo Biazzo [Orientador] | - |
Autor(es): dc.contributor | Fonseca, Selva Guimarães | - |
Autor(es): dc.contributor | Molina, Ana Heloísa | - |
Autor(es): dc.creator | Santos, Ademar Firmino dos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T13:08:25Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T13:08:25Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11662 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/980985 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Neste trabalho, apontaremos de que forma a Literatura tem sido trabalhada no ensino de história, a partir da análise de artigos publicados nos anais do Simpósio Nacional de História da ANPUH, no Encontro Nacional Perspectivas do ensino de História e Encontro Nacional dos Pesquisadores do Ensino de História, averiguando de que maneira ocorreu o diálogo entre História e Literatura nas últimas três décadas (1979-27) A intenção é refletir sobre a forma como tal conjunção contribuiu, e ainda pode vir a contribuir, para o desenvolvimento do conhecimento histórico nos alunos O diálogo da Literatura com a História no ambiente escolar deve propiciar um momento de reflexão que venha contribuir para a formação de leitores que saibam questionar a autoria do texto, a intencionalidade da obra e os motivadores de tal pensamento Partindo da análise dos trabalhos apresentados em Encontros e Simpósios, procuraremos indicar e refletir sobre a forma como vem ocorrendo o interesse em se fazer a união entre estas duas áreas do conhecimento, tendo em vista suas especificidades teóricas e metodológicas, que serão discutidas no decorrer do trabalho Não podemos, apenas, juntar as duas disciplinas e criar uma situação em que uma articule com a outra; é necessário conhecermos as características específicas do processo de produção de cada área de conhecimento, tendo na Literatura o envolvimento da criação e da imaginação, enquanto, que História está atrelada ao diálogo com o conteúdo de suas fontes O trabalho, dividido em três momentos, buscou primeiro discutir a questão das fronteiras entre História e Literatura Em seguida, realizou-se uma aproximação com o ensino de História e foram apresentadas as lutas dos profissionais de História pela valorização do ensino no período apontado e, por fim, a consolidação dos esforços, o momento de fazer o balanço geral e avaliar os resultados da união entre a Literatura e o ensino de História e suas contribuições para o conhecimento histórico | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (Mestrado em História Social) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em História Social | - |
Descrição: dc.description | Abstract: In this work, we indicate how Literature has been used in the teaching of History based on the analyses of articles published in the Annals of the National Symposium of History ANPUH, the National Meeting Perspectives in History Teaching and the National Meeting of Researchers in History Teaching, verifying in what way the dialogue between History and Literature was shaped over the last three decades (1979-27) The intention is to reflect on how this combination contributed, and still may contribute to the development of the students’ historical knowledge The dialogue between History and Literature in the school environment should offer a moment of reflection that may contribute to the forming of readers capable of questioning the authorship of the text, the intent of the work and the reasons for such From the analysis of the papers presented at meetings and symposiums, we seek to point out and reflect on how the interest in establishing a connection between these two fields of knowledge has occurred, in view of their specific theoretical and methodological approaches, which will be discussed in the work We can not just join the two disciplines and create a situation in which one articulates with the other; we need to know the characteristics of the production process for each field of knowledge, with Literature being involved with creation and imagination, while History is tied to dialoguing with the content of its sources The work, divided into three parts, first seeks to discuss the issue of borders between History and Literature Then its approach with the teaching of history is accomplished and the History professionals’ struggle for appreciation in education in the period indicated, and finally, the consolidation of efforts, time to make up a general balance and assess the overall results of the union between Literature and History teaching and their contributions to historical knowledge | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Mestrado | - |
Relação: dc.relation | História Social | - |
Relação: dc.relation | Centro de Letras e Ciências Humanas | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em História Social | - |
Palavras-chave: dc.subject | História | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Literatura e história | - |
Palavras-chave: dc.subject | History | - |
Palavras-chave: dc.subject | Study and teaching | - |
Título: dc.title | Entre fatos e artefatos : literatura e ensino de história nos encontros acadêmicos nacionais (1979-2007) | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: