Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Haydu, Verônica Bender [Orientador] | - |
Autor(es): dc.contributor | Delage, Paulo Elias Gotardelo Audebert | - |
Autor(es): dc.contributor | Neves Filho, Hernando Borges | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Thaís Sousa | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T13:08:24Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T13:08:24Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/8463 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/980979 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: A forma como as pessoas resolvem problemas tem sido um assunto recorrente no cotidiano das pessoas e dos pesquisadores há bastante tempo Essa afirmativa é embasada na quantidade de pesquisas feitas sobre esse assunto ao longo dos últimos séculos, mais especificamente por psicólogos Entretanto, apesar da quantidade substancial de estudos com esse tema, a Análise do Comportamento ainda não apresenta um consenso quanto a ampliação do repertório de resolução de problemas e de como promover condições para tal Ferramentas de treino de habilidades diversas têm sido produzidas e avaliadas pela ciência do comportamento como jogos digitais e analógicos Assim, o objetivo desse estudo é avaliar os efeitos de um jogo de tabuleiro desenvolvido para funcionar como um arranjo eficaz de treino do comportamento de resolver problemas via recombinação de repertórios, um dos processos explicativos para a criatividade Para tanto, foi realizada uma pesquisa de natureza experimental com 36 participantes universitários, acadêmicos de psicologia, com um delineamento experimental de linha de base múltipla com inserção do jogo como variável independente em diferentes momentos para os grupos de participantes Os participantes foram submetidos a testes de resolução de problema antes e depois da intervenção (as partidas de jogo) Vídeos com as sessões de teste foram feitos e avaliados por cinco juízes que avaliaram a efetividade das resoluções de problema apresentadas Os resultados permitiram identificar que houve um aumento estatisticamente significativo dos índices de recombinação de repertórios por problema e também do índice de resoluções de problema entre as fases pré e pós intervenção Isso permitiu o embasamento do pressuposto de que a recombinação de repertórios é um processo operante e pode ser treinado em humanos por meio de arranjos de contingências adequados para tal | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (Mestrado em Análise do Comportamento) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Biológicas, Programa de Pós-Graduação em Análise do Comportamento | - |
Descrição: dc.description | Abstract: The way people solve problems has been a recurring issue in the daily lives of people and researchers for a long time This statement is based on researches about the subject However, Behavior Analysis does not have a consensus regarding the expansion of problem-solving repertoire and how to promote conditions for it Tools for fostering diverse skills have been produced and evaluated by behavioral science such as digital and also analog games Thus, this study aims is to assess the effects of a board game developed to function as an effective arrangement to promote problem-solving behavior via recombination of repertoires, an explanatory process of creativity For that, an experimental research was carried out with 36 university participants, psychology students, which used a multiple baseline experimental design with the insertion of the game as an independent variable at different times for the groups of participants Participants took problem-solving tests before and after the intervention (the game trials) Videos with the test sessions were made and analyzed by five judges who evaluated the effectiveness of the problem resolutions presented The results allowed us to identify that there was a statistically significant increase in the level of recombination of repertoires by problem and also in the problem solving levels between the pre and post intervention phases This allowed the foundation to the assumption that the recombination of repertoires is an operant process and can be trained in humans through appropriate contingency arrangements | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Mestrado | - |
Relação: dc.relation | Análise do Comportamento | - |
Relação: dc.relation | Centro de Ciências Biológicas | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em Análise do Comportamento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Análise do comportamento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Criatividade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Jogos de tabuleiro | - |
Palavras-chave: dc.subject | Solução de problemas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Behavioral analysis | - |
Palavras-chave: dc.subject | Creative ability | - |
Palavras-chave: dc.subject | Board games | - |
Palavras-chave: dc.subject | Problem solving | - |
Título: dc.title | Efeitos de um jogo de tabuleiro no comportamento de resolver problemas envolvendo recombinação de repertórios | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: