
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Cyrino, Márcia Cristina de Costa Trindade | - |
| Autor(es): dc.contributor | Soares, Maria Tereza Carneiro | - |
| Autor(es): dc.contributor | Savioli, Angela Marta Pereira das Dores | - |
| Autor(es): dc.creator | Passerini, Gislaine Alexandre | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T13:08:12Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T13:08:12Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-09-23 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-09-23 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2007-11-13 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/17687 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/980918 | - |
| Descrição: dc.description | Este trabalho consiste em uma pesquisa de abordagem qualitativa, cujo objeto de estudo é a Formação Inicial de Professores de Matemática, contextualizado pelo Estágio Supervisionado. O Estágio Supervisionado pode promover reflexões importantes para o estagiário e como os Cursos de Licenciatura estão em fase de implementação dos Projetos Pedagógicos que sofreram alterações devido à instituição das atuais Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores, acreditamos ser interessante realizar análises e discussões que promovam conhecimento e aprimoramento desta etapa formativa do estagiário. Procuramos, com a colaboração de estagiários do Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual de Londrina - UEL, investigar o papel do Estágio Supervisionado na Formação Inicial do Professor de Matemática na ótica de estudantes do Curso de Licenciatura em Matemática da UEL, considerando as questões norteadoras: Quais ações desenvolvidas no Estágio Supervisionado podem contribuir na Formação Inicial de Professores de Matemática? Que contribuições estas ações podem proporcionar à formação do futuro professor de Matemática? Como estas ações foram relacionadas no Estágio Supervisionado investigado de modo a contribuir para a formação docente? Apresentamos nas descrições e análises do Estágio Supervisionado investigado quatro etapas e as ações desenvolvidas em cada uma delas. Em seguida, apresentamos uma discussão sobre as relações entre as ações desenvolvidas em cada etapa do Estágio Supervisionado, destacando algumas categorias de análise que nos conduziram a uma compreensão mais ampla do papel do Estágio Supervisionado investigado para a formação inicial do professor de Matemática. A investigação evidenciou que o Estágio Supervisionado pode se constituir como um espaço que oportuniza ao futuro professor apropriar-se de conhecimentos da docência. Por meio de observações, análises e reflexões da realidade escolar e da regência, o futuro professor pode vivenciar uma experiência profissional durante o Curso de Licenciatura. | - |
| Descrição: dc.description | This work consists in a research of the approach qualitative whose object of the study is the Teachers’ of Mathematics Initial Training in the context of the Supervised Apprenticeship. The Supervised Apprenticeship can to promote important reflections to the trainee and how the course of the teachers’ mathematics are in phase at implantation of the pedagogical projects that suffered changes just at the institution of the currents National Directives of the Curriculum to Teachers’ Initial Training, we believed that to be interesting to achieve analyses and debates that promote knowledge and perfecting this formative stage of the trainee. With the collaboration of the trainees of the course of the Teachers’ Mathematics in Universidade Estadual de Londrina, to investigate the paper of the Supervised Apprenticeship in the Teachers’ of Mathematics Initial Training in the optic of the students of the Course of the Teachers’ Mathematics in Universidade Estadual de Londrina, considering the guide questions: Which actions developed en the Supervised Apprenticeship can to contribute in the Teachers’ of Mathematics Initial Training? What contributions this actions can to afford in the initial training of the future teachers’ Mathematics? How this actions was connected in the Supervised Apprenticeship investigated of way a to contribute to the teachers’ training? We introduced in the descriptions and analyses of Supervised Apprenticeship investigated four stage and the actions developed in each an. In following, we introduced a discussion about the relation between the actions developed en each stage of the Supervised Apprenticeship, emphasizing some categories of the analyses that us conducted the an understanding more ample about of the Supervised Apprenticeship investigated to the Teachers’ Mathematics Initial Training. The investigation evidenced that the Supervised Apprenticeship can to constitute one how a space that concede to the future teacher to appropriate one of the knowledge of the teaching. By means of the notes, analyses and reflections about the school reality and of the regency, the future teacher can to live an profession experience during the Course of the Teachers. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Relação: dc.relation | CCE - Departamento de Matemática | - |
| Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática | - |
| Relação: dc.relation | Universidade Estadual de Londrina - UEL | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Formação Inicial de Professores de Matemática | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Estágio Supervisionado | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação Matemática | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ciências Exatas e da Terra - Matemática | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ciências Exatas e da Terra - Matemática | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Teachers’ of Mathematical Initial Training | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Internship | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Mathematics Education | - |
| Título: dc.title | O estágio supervisionado na formação inicial do professor de matemática na ótica de estudantes do curso de licenciatura em matemática da UEL | - |
| Título: dc.title | The supervised apprenticeship in the teachers’ of mathematics initial training in the optic of the students of the course of the teachers’ mathematics in Universidade Estadual de Londrina | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: