Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Franklin, Benjamin Luiz [Orientador] | - |
Autor(es): dc.contributor | Cervantes, Brígida Maria Nogueira | - |
Autor(es): dc.contributor | Souza, Renato Rocha | - |
Autor(es): dc.creator | Magarzo Arias, Miguel Ivan | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T13:08:10Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T13:08:10Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/15999 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/980911 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: A comunicação científica é o mecanismo mais importante de troca de informações entre os cientistas e pesquisadores nas diferentes áreas do conhecimento Desse modo, percebe-se a existência de termos próprios que circulam por meio de eventos ou publicações de artigos científicos e nesse ambiente os termos parecem mostrar uma evolução e formalização que passa da linguagem comum para a linguagem científica Este estudo visa a demonstrar e estabelecer o possível ciclo de vida dos termos, baseado no circuito que realizam dentro da estrutura dos artigos científicos, em um determinado intervalo de tempo A partir de um experimento de mineração de textos realizado nos periódicos científicos eletrônicos Qualis A1 da Ciência da Informação do Brasil, esta pesquisa mostra o trânsito do termo “cibercultura” dentro da literatura acadêmica A evolução do termo “cibercultura” foi acrescentando de forma progressiva, através dos anos, mostrando um percorrido por três elementos da estrutura dos artigos científicos, o texto, o resumo e as palavras-chave Observa-se que o termo precisa passar por uma alta frequência de uso dentro do texto científico para finalmente formalizar-se em palavras-chave | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação | - |
Descrição: dc.description | Abstract: The scientist communication is the most important mechanism to exchange information between scientists and investigators in different areas of knowledge Thereby, it is perceivable that there are many terms circulate through scientist publications or events and inside this environment the terms seems like have an evolution and formalization crossing the common language to scientist language This study is looking to demonstrate and establish the possible life cycle of the terms, based in the route that take in the structure of the scientist article in a specific timeline From an experiment of text mining realized in electronic scientist journals Qualis A1 of Science Information of Brazil, this study shows the route of the term “cyberculture” in the scientist literature The evolution of the term “cyberculture” was increasing in progressive way through the years, showing the path through three elements of the structure of the scientist article, the text, abstract and keywords It is noted that the term needs to have a high frequency of use inside the text to finally have formalization in the keywords | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Mestrado | - |
Relação: dc.relation | Ciência da Informação | - |
Relação: dc.relation | Centro de Educação, Comunicação e Artes | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Organização da informação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Periódicos científicos eletrônicos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Linguagem documentária | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cibercultura | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciência da Informação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Information organization | - |
Palavras-chave: dc.subject | Electronic journals | - |
Palavras-chave: dc.subject | Documentary languages | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cyberculture | - |
Palavras-chave: dc.subject | Information science | - |
Título: dc.title | O ciclo de vida de termos em periódicos científicos eletrônicos na ciência da informação do Brasil | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: