Como ler imagens na escola? protótipos para a prática de leitura visual

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorLima, Sheila Oliveira-
Autor(es): dc.contributorRibeiro, Ana Elisa-
Autor(es): dc.contributorCristóvão, Vera Lúcia Lopes-
Autor(es): dc.contributorRodrigues, Flávio Luis Freire-
Autor(es): dc.creatorCarneiro, Otávio Felipe-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-05-15T13:08:09Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-05-15T13:08:09Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-09-09-
Data de envio: dc.date.issued2024-09-09-
Data de envio: dc.date.issued2022-09-02-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/17468-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/980905-
Descrição: dc.descriptionAs diretrizes da Base Nacional Comum Curricular – BNCC preconizam ao ensino de língua portuguesa, dos anos finais do ensino fundamental e do ensino médio, a importância de se trabalhar no ambiente escolar a prática de leitura interativa, considerando as múltiplas semioses de um texto. Tendo em vista a ausência de atividades de leitura de semioses visuais nos livros didáticos, a qual dificulta o trabalho do professor em sala de aula, esta dissertação se direcionou à prática de leitura visual. Por essa razão, objetivamos, nesta pesquisa, problematizar as possibilidades de leitura de textos visuais no ensino fundamental dentro da disciplina de língua portuguesa, a partir dos seguintes objetivos específicos: a) avaliar a qualidade das atividades de leitura visual de um livro didático presente nas escolas públicas regidas pelo Governo do Estado do Paraná; b) criar um protótipo para análise de textos visuais; c) criar um protótipo que auxilie o professor na elaboração de atividades de leitura de textos visuais. O resultado analítico foi de que as atividades de leitura visual desse material didático não abrangem práticas de letramento visual, sendo que muitas delas utilizam o texto visual como pretexto para o ensino de língua escrita, dificultando o trabalho de leitura visual do professor. Por essa razão, o primeiro protótipo, denominado de 3Q3C, busca auxiliar o docente numa leitura analítica de textos visuais. O segundo protótipo, denominado de 2Q, busca auxiliar o docente na elaboração de atividades que nortearão o processo de leitura visual a ser aplicado em sala de aula. A expectativa, ao formular tais protótipos, é auxiliar no debate e na prática docente em torno da leitura visual.-
Descrição: dc.descriptionThe Common Curriculum National Standards (BNCC) emphasize for Portuguese language teaching of final series of elementary and high school, the importance of interactive reading practices in the school environment, considering the multiple semiosis of a text. In view of the absence visual semiosis exercises in the didactic books, what makes teacher’s work in the classroom difficult, this dissertation focuses on the visual reading practices. Therefore, in this research, we aim at problematizing the possibilities of visual texts reading in the elementary and high school in the Portuguese language discipline, from the following specific objectives: a) evaluate the quality of visual reading activities in the didact books present in publics schools regulated by Paraná State Government; b) create a prototype for visual texts analyses; c) create a prototype that helps the teacher in the elaboration of visual text reading exercises. The analytic result was that the visual reading exercises in this didactic book do not include visual literacy practices, as well as many of them use the visual text with pretext for teaching written language, making teacher’s work with visual reading difficult. Therefore, the first prototype, denominated 3Q3C, has as objective helping the teacher in the analytic reading of visual texts. The second prototype, denominated 2Q, has as objective helping the teacher in the elaboration of exercises that will guide the visual reading process to be applied in the classroom. The expectation when formulating such prototypes is to contribute in the debate and teacher’s practice on visual reading.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Relação: dc.relationCLCH - Departamento de Letras Vernáculas e Clássicas-
Relação: dc.relationPrograma de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem-
Relação: dc.relationUniversidade Estadual de Londrina - UEL-
Palavras-chave: dc.subjectMultimodalidade-
Palavras-chave: dc.subjectTexto multimodal-
Palavras-chave: dc.subjectLetramento visual-
Palavras-chave: dc.subjectLeitura visual-
Palavras-chave: dc.subjectProtótipo-
Palavras-chave: dc.subjectLingüística, Letras e Artes - Lingüística-
Palavras-chave: dc.subjectMultimodality-
Palavras-chave: dc.subjectMultimodality text-
Palavras-chave: dc.subjectVisual literacy-
Palavras-chave: dc.subjectVisual reading-
Palavras-chave: dc.subjectPrototype-
Título: dc.titleComo ler imagens na escola? protótipos para a prática de leitura visual-
Título: dc.titleHow to read images in the school? prototypes for visual reading practices-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da UEL - RIUEL

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