O mapa conceitual como ferramenta avaliativa

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSouza, Nádia Aparecida de [Orientador]-
Autor(es): dc.contributorGasparin, João Luiz-
Autor(es): dc.contributorGuimarães, Sueli Édi Rufini-
Autor(es): dc.creatorLopes, Betania Jacob Stange-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-05-15T13:07:56Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-05-15T13:07:56Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-01-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-01-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-15-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-15-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/10627-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/980847-
Descrição: dc.descriptionResumo: A consecução de uma avaliação mais formativa continua a ser um esboço apenas delineado no horizonte das possibilidades Tentativas têm sido implementadas, muitos avanços foram conquistados, mas, mesmo assim, ainda subsiste uma avaliação mais classificatória e, portanto, centrada na mera constatação da ocorrência ou da retenção das informações Entretanto, para mudar o conteúdo – concepção de avaliação – às vezes é preciso alterar a forma – instrumental avaliativo Por isso, o objetivo principal desse estudo foi: compreender em que aspectos a introdução de uma nova ferramenta avaliativa – o mapa conceitual – contribuiria para a consecução de uma avaliação formativa Na tentativa de alcançar o objetivo estabelecido, a opção foi pela abordagem qualitativa, na modalidade estudo de caso avaliativo, por melhor adequar-se aos interesses da pesquisa que foi realizada em uma escola particular, confessional, situada no Estado de Santa Catarina, na localidade de Itajaí Na sua efetivação, variadas estratégias foram utilizadas para o levantamento das informações: questionários, entrevistas semi-estruturadas; análise documental O estudo encontra-se embasado nos pressupostos teóricos da Teoria da Aprendizagem Significativa, da Teoria do Processamento de Informações em uma Visão Construtivista e nos modelos contemporâneos de avaliação educacional em uma perspectiva formativa reguladora, permitindo constatar que a utilização do mapa conceitual como ferramenta avaliativa possibilita a concretização da dimensão formativa, uma vez que elucida os meandros por meio dos quais o aluno avança no domínio dos saberes propostos, oferecendo indicadores para a reorganização do trabalho docente-
Descrição: dc.descriptionDissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em Educação-
Descrição: dc.descriptionAbstract: The achievement of a more formative evaluation remains being just a delineated sketch into the horizon of possibilities Attempts had been implemented, many advances were conquered, but, even so, subsists an evaluation more classifier yet and, thus, centered on mere verification of the occurrence or of the information’s retention Nevertheless, to change the contents - conception of evaluation - sometimes is necessary to change the form- evaluative instrumental Hence, the main objective of this survey was: to comprehend in which aspects the introduction of a new evaluative tool - the conceptual map – would contribute for the achievement of a formative evaluation In the attempt to reach out the established objective, qualitative approach was chosen, on the modality study of evaluative case, for to fit better to this research’s interests, which was made in a confessional private school, in the state of Santa Catarina, at Itajaí city In this research’s effective, many strategies were implemented to obtain the informations: questionaries, semi-structured interviews; documental analysis The survey is based on theoretical presuppositions from the Significant Apprenticeship Theory, from the Information Processing in a Constructivist Vision Theory and in the contemporary models of educational evaluation, in a regulator and formative perspective, allowing to verify that the use of the conceptual map as a evaluative tool makes possible the formative dimension’s concretization, once it enlightens the meanders whereby the student advances in the dominion of the proposed knowledges, offering rates for the reorganization of the teacher’s work-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Relação: dc.relationMestrado-
Relação: dc.relationEducação-
Relação: dc.relationCentro de Educação, Comunicação e Artes-
Relação: dc.relationPrograma de Pós-Graduação em Educação-
Palavras-chave: dc.subjectAvaliação educacional-
Palavras-chave: dc.subjectMapa conceitual (Educação)-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectAvaliação-
Palavras-chave: dc.subjectEducational evaluation-
Palavras-chave: dc.subjectConceptual map (Education)-
Palavras-chave: dc.subjectLearning - Evaluation-
Título: dc.titleO mapa conceitual como ferramenta avaliativa-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da UEL - RIUEL

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