Leitura crítica e letramento crítico em análise de livro didático de língua espanhola

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMateus, Elaine Fernandes [Orientador]-
Autor(es): dc.contributorReis, Simone-
Autor(es): dc.contributorFogaça, Francisco Carlos-
Autor(es): dc.creatorNogueira, Regiany Cristina dos Santos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-05-15T13:07:54Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-05-15T13:07:54Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-01-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-01-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-15-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-15-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/15136-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/980832-
Descrição: dc.descriptionResumo: Esta pesquisa é de natureza qualitativa, do tipo documental, inserida nos pressupostos da teoria crítica, evidenciando, no aspecto antológico, as considerações do realismo histórico, e, no aspecto epistemológico, uma postura subjetivista, orientada por reflexões teóricas sobre concepções de leitura, leitura crítica, letramento e letramento crítico O objetivo foi investigar, através da análises dos textos e das atividades de leitura de uma coleção de livros didáticos para o ensino de espanhol língua estrageira, se essas favoreciam a formação do leitor crítico como preconizado nos pressupostos do letramento crítico Na análise dos dados faço uma análise quantitativa das questões de leitura utilizando a taxonomia de perguntas propostas por Pearson e Johnson (1976), Ricciato (21) e Suzumura (211), denominadas questões textualmente explícitas (TE), questões textualmente implícitas (TI) e questões implícitas no script (SI) Desta análise, foram agregados à categoria SI os termos LEC para se referir às questões de leitura iminentes às discussões da Leitura Crítica, e LET para aludir às questões relacionadas às concepções do Letramento Crítico Faço também, uma análise qualitativa para exemplificar as categorias utilizadas Como resultado depreendi que a coleção apresenta questões com potencial para favorecer a formação de leitores críticos conscientes de que os textos são discursos ideológicos relacionados às praticas sociais e a leitura uma prática sociointeracional, como demanda a teoria-
Descrição: dc.descriptionDissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem-
Descrição: dc.descriptionAbstract: This research has a documentary kind of qualitative nature, inserted on the assumption of critical theory, showing the historical realism considerations on the anthological aspect, and a subjectivist position on the epistemological aspect, guided by theorical reflections about reading conceptions, critical reading, literacy and critical literacy The purpose was to investigate, through an analysis of the texts, and reading activities of a spanish language textbook collection used for the teaching of foreigner Spanish language, if these benefited the critical reader formation, as the critical literacy assumptions lead On data evaluation I make a quantitative analysis on reading issues using a questions taxonomy proposed by Pearson e Johnson (1976), Ricciato (21) e Suzumura (211), named Textually Explicit Issues (TE), Textually Implied Issues (TI) and Implied on the Script Issues (SI) From this analysis, the LEC therms were aggregated to SI to refer to reading issues imminent to the critical reading discussions, and LET to allude to issues related with the conceptions of Critical Literacy I make a qualitative analysis too, to exemplify the categories employed As a result I surmised that the collection reports issues with potential to benefit the critical readers formation concious that the texts are ideological discourses related to social practises and reading is a socio-interational, as demand the theory-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Relação: dc.relationMestrado-
Relação: dc.relationEstudos da Linguagem-
Relação: dc.relationCentro de Letras e Ciências Humanas-
Relação: dc.relationPrograma de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem-
Palavras-chave: dc.subjectLíngua espanhola-
Palavras-chave: dc.subjectLivros didáticos-
Palavras-chave: dc.subjectLetramento-
Palavras-chave: dc.subjectLeitores-
Palavras-chave: dc.subjectReação crítica-
Palavras-chave: dc.subjectReading-
Título: dc.titleLeitura crítica e letramento crítico em análise de livro didático de língua espanhola-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da UEL - RIUEL

Não existem arquivos associados a este item.