Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Silva, Suzete [Orientador] | - |
Autor(es): dc.contributor | Godoy, Maria Carolina de | - |
Autor(es): dc.contributor | Andrade, Otávio Goes de | - |
Autor(es): dc.creator | Strassacapa, Araceli | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T13:07:49Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T13:07:49Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/15297 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/980804 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: É muito importante ao educador conceber a linguagem como um significado amplo e dinâmico que se relaciona plenamente com a participação social Nesse sentido, pode-se trabalhar qualquer gênero discursivo favorecendo reflexões variadas, pois o gênero inclui o discurso e a sociedade Este trabalho objetivou analisar como se constituem os sentidos dos enunciados proverbiais, inseridos no ambiente escolar como metodologia de ensino por meio do gênero discursivo e de uma pesquisa-ação realizando, concomitantemente, um processo educativo para o enfrentamento da realidade escolar em sala de aula com alunos do nono ano da rede pública de ensino A pesquisa teve como base teórica a concepção interacionista de linguagem e a vertente Bakhtiniana de gêneros discursivos Foi desenvolvido um trabalho direcionado por meio de uma sequência didática ambicionando promover ação – reflexão – ação Desta forma, os alunos puderam adentrar em situações de comunicação mais próximas da sua realidade sócio-cultural, a fim de compreenderem a função discursiva da linguagem e, desse modo, consolidar as habilidades de leitura, de compreensão, de interpretação e de escrita | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Letras | - |
Descrição: dc.description | Abstract: It is very important that the educator conceives language as a broad and dynamic meaning which fully relates to social participation In this sense, one can work any discourse genre favouring varied reflections, as genre includes discursive and society This paper aimed at analysing how the meanings of proverbial statements are put together, inserted in the school environment as a teaching methodology through discourse genre and an action research, performing concomitantly an educational process to cope with the school reality in a classroom of ninth graders of state schools The research had as a theoretical basis the interactionist conception of language and Bakhtin’s perspective of discourse genres We developed a work directed by a didactic sequence aspiring to promote action - reflection - action This way, the students were able to come into communication situations closer to their sociocultural reality in order to understand the function discursive of language and thus consolidate reading, comprehension, interpreting and writing skills | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Mestrado Profissional | - |
Relação: dc.relation | Letras | - |
Relação: dc.relation | Centro de Letras e Ciências Humanas | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-graduação Mestrado Profissional em Letras | - |
Palavras-chave: dc.subject | Provérbios | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gêneros discursivos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sequência didática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Linguagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Proverbs | - |
Título: dc.title | Provérbios na escola e na vida : uma visão discursiva | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: