O Facebook mediando práticas docentes

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorNascimento, Elvira Lopes [Orientador]-
Autor(es): dc.contributorStriquer, Marlúcia dos Santos Domingos-
Autor(es): dc.contributorBorges, Maria Isabel-
Autor(es): dc.creatorAndrade, Luciane de Cássia-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-05-15T13:07:48Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-05-15T13:07:48Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-01-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-01-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-15-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-15-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/11364-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/980802-
Descrição: dc.descriptionResumo: Inserida no discurso contemporâneo que salienta a importância do fazer pedagógico que se diz inovador porque mediado pela tecnologia, o objetivo geral desta pesquisa é o de buscar compreender os impactos do uso da rede social Facebook no desenvolvimento de linguagem dos alunos Considerando que os documentos oficiais para a educação no Paraná trazem, de modo implícito ou explícito, o pressuposto de que as práticas discursivas materializadas em gêneros textuais/discursivos podem ser considerados como um instrumento psicológico que media as ações de linguagem (SCHNEUWLY, 24, p 24), alicerçamos esta investigação pela premissa de cunho didático de que os gêneros de texto devem ser o centro do processo de ensino de produção e compreensão Nessa perspectiva, buscamos validar o Comentário de Facebook como gênero do discurso capaz de contribuir para o desenvolvimento das capacidades de expressão oral e escrita de alunos do ensino fundamental de uma escola pública Esta pesquisa se fundamenta nos aportes teóricos e metodológicos oriundos do interacionismo sociodiscursivo, sobretudo nos trabalhos desenvolvidos sobre a questão do ensino-aprendizagem de gêneros textuais (SCHNEUWLY, 1994; SCHNEUWLY; DOLZ, 24; NASCIMENTO, 29) Os resultados indiciam diversos aspectos que fazem das redes sociais, em especial o gênero Comentário do Facebook um instrumento que pode mediar ações formativas que tenham como objetivo o desenvolvimento de capacidades de linguagem-
Descrição: dc.descriptionTrabalho de Conclusão Final (Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Letras-
Descrição: dc.descriptionAbstract: Inserted in the contemporary discourse that emphasizes the importance of pedagogical doing that is said to be innovative because mediated by technology, the general objective of this research is to seek to understand the impacts of using the social network Facebook in the development of students' language Considering that the official documents for education inParaná bring, implicitly or explicitly, the assumption that discursive practices embodied in textual / discursive genres can beconsidered as a psychological instrument that mediates language actions (Schneuwy, 24, p 24), we base this research on the didactic premise that text genres should be the center of the teaching process of production and understanding In this perspective, we seek to validate the Facebook Commentary as a discourse genre capable of contributing to the development of oral and written expression skills of elementary school students in a public school This research isbased on the theoretical and methodological contributions derived from sociodiscursive interactionism, especially in the works developed on the subject of teaching- learning of textual genres (SCHNEUWLY, 1994; SCHNEUWLY; DOLZ, 24; NASCIMENTO, 29) The results point to several aspects that make social networks, in particular the Facebook comment genre an instrument that can mediate formative actions aimed at the development of language abilities-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Relação: dc.relationMestrado Profissional-
Relação: dc.relationLetras-
Relação: dc.relationCentro de Letras e Ciências Humanas-
Relação: dc.relationPrograma de Pós-Graduação em Letras-
Palavras-chave: dc.subjectGêneros discursivos-
Palavras-chave: dc.subjectLinguagem-
Palavras-chave: dc.subjectFacebook (Recursos eletrônicos)-
Palavras-chave: dc.subjectRedes sociais on-line-
Palavras-chave: dc.subjectLanguage-
Palavras-chave: dc.subjectFacebook (Electronic resource)-
Palavras-chave: dc.subjectOnline social networks-
Título: dc.titleO Facebook mediando práticas docentes-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da UEL - RIUEL

Não existem arquivos associados a este item.