As trilhas interpretativas como atividades de educação ambiental : o que pensam os professores de ciências

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorLorencini Junior, Álvaro [Orientador]-
Autor(es): dc.contributorRosa-Silva, Patrícia de Oliveira-
Autor(es): dc.contributorOliveira, Silmara Sartoreto de-
Autor(es): dc.creatorColman, Diego Armando Lopes-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-05-15T13:07:37Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-05-15T13:07:37Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-01-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-01-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-15-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-15-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/16676-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/980748-
Descrição: dc.descriptionResumo: O presente trabalho busca compreender os limites e possibilidades dentro da Educação Ambiental (EA), surgindo assim como estratégia de se trabalhar a conscientização do individuo para que o mesmo seja capaz de avaliar a real importância do ambiente que o cerca Uma das maneiras de se promover a EA se da por meio da Interpretação Ambiental (IA), caracterizada como um processo momentâneo de conscientização e que possui como ferramenta importante as chamadas trilhas de caráter interpretativo desenvolvida em espaços não formais Pra que o trabalho fosse desenvolvido usamos análises de roteiros e entrevistas semiestruturadas, a fim de identificar as possíveis percepções dos professores ao elaborarem seus planos de aula em um ambiente como as trilhas de caráter interpretativo Diante disso é possível afirmar que as trilhas interpretativas possuem um papel indispensável no processo de conscientização e formação do cidadão acerca das questões envolvendo o meio ambiente e seu comportamento Atividades em EA podem ser desenvolvidas com ferramentas, tempo e amplitude distintas Certamente tal trabalho de conscientização não tem fim e perdura ao longo de toda a vida do individuo, sendo a IA com o uso de trilhas um momento onde a formação será construída-
Descrição: dc.descriptionDissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática-
Descrição: dc.descriptionAbstract: The present work seeks to understand the limits and possibilities within Environmental Education (EE), thus appearing as a strategy to work on the individual's awareness so that the individual is able to assess the real importance of the environment that surrounds him One of the ways to promote EE is through Environmental Interpretation (EI), characterized as a momentary process of awareness and that has as important tool the so-called interpretive trails developed in non-formal spaces For the work to be developed, we use structured analyzes and semi-structured interviews, in order to identify the possible perceptions of the teachers in elaborating their lesson plans in an environment such as the interpretive trails Therefore, it is possible to affirm that the interpretative trails play an indispensable role in the process of awareness and formation of the citizen about the issues involving the environment and its behavior EE activities can be developed with different tools, time and breadth Certainly such work of awareness has no end and endures throughout the whole life of the individual, being the EI with the use of trails a moment where the formation will be built-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Relação: dc.relationMestrado-
Relação: dc.relationEnsino de Ciências e Educação Matemática-
Relação: dc.relationCentro de Ciências Exatas-
Relação: dc.relationPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática-
Palavras-chave: dc.subjectInterpretação ambiental-
Palavras-chave: dc.subjectEducação ambiental-
Palavras-chave: dc.subjectTrilhas-
Palavras-chave: dc.subjectCiência-
Palavras-chave: dc.subjectEstudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectEnvironmental education-
Palavras-chave: dc.subjectTrails-
Palavras-chave: dc.subjectStudy and teaching-
Palavras-chave: dc.subjectScience-
Título: dc.titleAs trilhas interpretativas como atividades de educação ambiental : o que pensam os professores de ciências-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da UEL - RIUEL

Não existem arquivos associados a este item.