
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Haydu, Verônica Bender [Orientador] | - |
| Autor(es): dc.contributor | Borloti, Elizeu | - |
| Autor(es): dc.contributor | Gongora, Maura Alves Nunes | - |
| Autor(es): dc.creator | Zacarin, Marcela Roberta Jacyntho | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T13:07:36Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T13:07:36Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/16501 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/980742 | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: A realidade virtual (RV) tem sido um recurso utilizado no tratamento dos transtornos de ansiedade, sendo um deles o medo de falar e público O objetivo do presente estudo foi investigar os efeitos de um programa de intervenção analítico-comportamental que inclui a exposição à RV, para medo de falar em público, e avaliar a capacidade do simulador de gerar senso de presença e produzir efeitos colaterais (cybersickness) Seis estudantes universitárias participaram da pesquisa, a qual foi conduzida em uma clínica escola de Psicologia Foram utilizados: dois notebooks, um Óculus Rift®, um joystick, o eSence Skin Response, o software do simulador, lápis e papel e os instrumentos: Escala para Autoavaliação ao Falar em Público (SSPS), Simulador Sickness Questionnaire (SSQ), Inventário de Senso de Presença (ISP), SUDS, Folha de Registro e Questionário de Avaliação do Programa Foi feita uma entrevista inicial, três a cinco sessões de linha de base, seis sessões de intervenção, uma de encerramento e duas de follow-up (1 e 3 meses) Observou-se aumento dos escores da SPSS na última sessão de linha de base (exceção de P1, P3 e P6), aumento dos escores na sessão de encerramento e estabilidade dos mesmos nas sessões de follow-up Houve redução em comportamentos de medo de falar em público e mudança em regras como “meu discurso é muito ruim” O simulador pode gerar respostas de ansiedade, senso de presença e produzir pouco cybersickness Concluiu-se que o procedimento realizado contribuiu para redução de respondentes e operantes de ansiedade e que o simulador pode ser utilizado como ferramenta de exposição na terapia analítico-comportamental | - |
| Descrição: dc.description | Dissertação (Mestrado em Análise do Comportamento) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Biológicas, Programa de Pós-Graduação em Análise do Comportamento | - |
| Descrição: dc.description | Abstract: Virtual reality (VR) has been a resource used in the treatment of anxiety disorders, one being the fear of public speaking The aim of this study was to investigate the effects of a analytical-behavioral intervention program that includes exposure to VR, for fear of public speaking, and evaluate the ability of the simulator to generate sense of presence and produce side effects (cybersickness) Six university students participated in the survey, which was conducted in a clinical school of psychology It were used: two notebooks, one Oculus Rift®, a joystick, the esence Skin Response, the simulator software, and paper and pencil the instruments: Self-Statements During Public Speak Escale (SSPS), Simulator Sickness Questionnaire (SSQ), Inventory of Sense of Presnse (ISP), SUDS, Record Sheet and Program Evaluation Questionnaire It was conducted an initial interview, three to five baseline sessions, six intervention sessions, a closing session and two follow-up was made (1 to 3 months) There was an increase of SPSS scores in the last baseline session (except for P1, P3 and P6), an increase in scores in the closing session and stability of the same in the follow-up sessions There was a reduction in behaviors of fear of public speaking and changing in rules as "my speech is very bad” The simulator can generate responses anxiety, sense of presence and produce cybersickness It was concluded that the procedure performed contributed to reducing respondent and operant anxiety | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Relação: dc.relation | Mestrado | - |
| Relação: dc.relation | Análise do Comportamento | - |
| Relação: dc.relation | Centro de Ciências Biológicas | - |
| Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em Análise do Comportamento | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Análise do comportamento | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ansiedade | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Fala em público | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Realidade virtual na terapia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Exposição oral | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Behavioral analysis | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Anxiety | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Virtual reality therapy | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Public speaking | - |
| Título: dc.title | A realidade virtual em intervenções para medo de falar em público | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: