As esferas pública e privada no capitalismo tardio : o papel da educação

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorVerástegui, Rosa de Lourdes Aguilar [Orientador]-
Autor(es): dc.contributorAlmeida, Vanessa Sievers de-
Autor(es): dc.contributorMuraro, Darcísio Natal-
Autor(es): dc.contributorHenning, Leoni Maria Padilha-
Autor(es): dc.creatorBezerra, Paula de Souza-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-05-15T13:07:30Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-05-15T13:07:30Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-01-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-01-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-15-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-15-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/15992-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/980707-
Descrição: dc.descriptionResumo: A pesquisa tece uma análise sobre o papel que a educação pode desempenhar nas esferas pública e privada no capitalismo tardio Assim, a partir das mudanças econômicas, políticas e educacionais do atual cenário da sociedade, observamos a necessidade de refletir sobre os conceitos de público e privado e o lugar que a educação pode assumir neste contexto Para tanto, a problemática que envolve esta proposta é analisar os desafios da educação diante das esferas pública e privada no capitalismo tardio Tal pergunta nos leva a suscitar outras inquietações, como: De que maneira se apresentam as esferas pública e privada no capitalismo tardio? Qual o papel da educação dentro dessas duas ordens de organização? Tendo em vista estas questões, propusemos para a realização desta pesquisa, o estudo de cunho bibliográfico e abordagem qualitativa Como objetivo principal, propusemo-nos a analisar o papel da educação frente os âmbitos público e privado no capitalismo tardio e a refletir sobre sua incumbência Destacamos como os objetivos específicos: conceituar as esferas públicas e privadas desde a sua origem até no capitalismo tardio; discutir o papel da educação em ambas as esferas O trabalho se justifica por serem poucas as pesquisas que abrangem a temática na academia e por ser um instrumento para análise da própria comunidade Para a presente discussão nos fundamentamos em autores como Hannah Arendt, principalmente em relação às esferas pública e privada e a sua posição sobre educação Utilizamos, também, entre os seus principais pesquisadores do tema, os estudos propostos por José Sérgio de Carvalho, Celso Lafer e Vanessa Sievers de Almeida Valemo-nos, porém, das proposições arendtianas como o ponto inicial para a realização da pesquisa e, desse modo, também abordamos os estudos desenvolvidos por autores como: Anthony Giddens, Pierre Bourdieu, Jacques Le Goff, entre outros, que se fizeram necessários e contribuíram para o desenvolvimento da nossa proposta A pesquisa discute a necessidade de se compreender não só ambos os espaços para que seja possível atuar em liberdade na sociedade atual, como também a importância de a educação possibilitar caminhos que favoreçam a introdução das crianças no mundo de tal modo que elas também possam tornar-se cidadãs livres e atuantes na sociedade-
Descrição: dc.descriptionDissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em Educação-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Relação: dc.relationMestrado-
Relação: dc.relationEducação-
Relação: dc.relationCentro de Educação, Comunicação e Artes-
Relação: dc.relationPrograma de Pós-Graduação em Educação-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectEfeito das inovações tecnológicas-
Palavras-chave: dc.subjectCapitalismo-
Palavras-chave: dc.subjectEducation - Brazil-
Palavras-chave: dc.subjectCapitalism-
Título: dc.titleAs esferas pública e privada no capitalismo tardio : o papel da educação-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da UEL - RIUEL

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