Competência científica na ciência da informação: ideários conceituais e correlações com a competência em informação

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCavalcante, Luciane de Fátima Beckman de-
Autor(es): dc.contributorAlcará, Adriana Rosecler-
Autor(es): dc.contributorFreire, Gustavo Henrique de Araujo-
Autor(es): dc.contributorBerti, Ilemar Christina Lansoni Wey-
Autor(es): dc.contributorMata, Marta Leandro da-
Autor(es): dc.contributorMoraes, Marcos Antonio de-
Autor(es): dc.creatorSouza, Jéssica Gabriela Tamião de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-05-15T13:07:20Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-05-15T13:07:20Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-18-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-18-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-27-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/18143-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/980653-
Descrição: dc.descriptionA sociedade da informação, acompanhada de recursos tecnológicos e informacionais cada vez mais complexos, requer uma nova gama de demandas, em um processo gradual de novos conhecimentos, habilidades e atitudes, no campo educacional como no laboral. Este contexto exige reconsideração constante sobre novas competências, em um movimento de interferências, confluências e determinações de campos de estudo e de práticas manifestas. Sendo assim, estudos e pesquisas acadêmico-científicas sobre Competência Científica têm sido gradativamente ampliados, sobretudo em campos de estudo, como é o caso da Ciência da Informação. Considerando este escopo, a pesquisa apresentou como objetivo geral discutir os ideários conceituais da Competência Científica e suas correlações com a Competência em Informação, enunciadas nas teses e dissertações da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, no período de 2017 a 2022. O corpus foi composto por documentos (teses e dissertações) extraídos da BDTD, considerando o período de 2017 a 2022 e análise de conteúdo tomou como base a orientação de Bardin (2010). A escolha do corpus deu-se, sobretudo, para verificação e comparação do uso dos termos nas publicações acadêmicas brasileiras, no período mencionado. Os estudos empregados possibilitaram traçar ideários conceituais para Competência Científica dentro da Ciência da Informação, por meio de suas correlações e diferenças. Apresenta também o conceito de Competência Científica para a Ciência da Informação, com vistas a fundamentar aspectos teóricos e epistemológicos do termo, bem como contribuir na democratização da informação.-
Descrição: dc.descriptionThe information society, accompanied by increasingly complex technological and informational resources, requires a new range of demands, in a gradual process of new knowledge, skills and attitudes, in the educational and work fields.These new times call for constant reconsideration of new competencies, in a movement of interferences, confluences, and determinations of fields of study and manifest practices. Thus, academic-scientific studies and research on Scientific Competence have been gradually expanded, especially in new fields of study, such as Information Science. Considering this scope, the research aims to discuss the conceptual ideals of Scientific Competence and its correlations with Information Competence, as stated in the theses and dissertations of the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations, from 2017 to 2022. The corpus will consist of documents (theses and dissertations) extracted from the BDTD, considering the period from 2017 to 2022, and content analysis will be based on the guidelines of Bardin (2010). The choice of the corpus was made, above all, to verify and compare the use of terms in Brazilian academic publications during the mentioned period. The studies employed enabled the delineation of conceptual ideals for Scientific Competence within Information Science, with the aim of expanding theoretical and epistemological views of the term, as well as contributing to the democratization of information.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Relação: dc.relationCECA - Departamento de Ciência da Informação-
Relação: dc.relationPrograma de Pós-Graduação em Ciência da Informação-
Relação: dc.relationUniversidade Estadual de Londrina - UEL-
Palavras-chave: dc.subjectAlfabetização Científica-
Palavras-chave: dc.subjectAlfabetização Informacional-
Palavras-chave: dc.subjectCompetência em Informação-
Palavras-chave: dc.subjectCompetência Científica-
Palavras-chave: dc.subjectLetramento Científico-
Palavras-chave: dc.subjectCiência da informação-
Palavras-chave: dc.subjectCiências Sociais Aplicadas - Ciência da Informação-
Palavras-chave: dc.subjectCiências Sociais Aplicadas - Ciência da Informação-
Palavras-chave: dc.subjectInformation Literacy-
Palavras-chave: dc.subjectScientific Literacy-
Palavras-chave: dc.subjectInformation science-
Título: dc.titleCompetência científica na ciência da informação: ideários conceituais e correlações com a competência em informação-
Título: dc.titleScientific literacy in information science: conceptual ideas and correlations with infomation literacy-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da UEL - RIUEL

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