Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Passos, Marinez Meneghello | - |
Autor(es): dc.contributor | Borssoi, Adriana Helena | - |
Autor(es): dc.contributor | Passos, Angela Meneghello | - |
Autor(es): dc.contributor | Broietti, Fabiele Cristiane Dias | - |
Autor(es): dc.contributor | Arruda, Sergio de Mello | - |
Autor(es): dc.creator | Vicentin, Fabio Roberto | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T13:07:17Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T13:07:17Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-08-25 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/17953 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/980639 | - |
Descrição: dc.description | Esta pesquisa de natureza qualitativa teve como principal objetivo caracterizar as ações docentes e discentes, evidenciando suas conexões, em aulas de Matemática fundamentadas na exploração de objetos de aprendizagem na lousa digital. Assim, a principal questão de pesquisa norteadora desta investigação, para a qual buscamos respostas, foi: Quais ações docentes, ações discentes e eventuais conexões podem ser observadas em aulas de Matemática que exploram objetos de aprendizagem na lousa digital? Os procedimentos metodológicos se basearam na Análise de Conteúdo assumida como uma proposta teórica utilizada como método de coleta e de análise de dados qualitativos. As aulas foram planejadas pelo professor pesquisador, autor desta tese, que, também, implementou as mesmas com grupos de alunos do Ensino Fundamental e Médio, nos anos de 2016 e 2019. Na proposição dos cinco artigos que integram esta tese, no formato multipaper, evidenciamos diferentes categorias que expressam ações docentes (22) – Auxilia, Calibra, Comenta, Coordena, Demonstra, Discute, Entrega, Espera, Explica, Expõe, Incentiva, Indica, Liga, Pergunta, Presta Atenção, Projeta, Realiza Chamada, Resolve, Responde, Solicita, Sugere, Valoriza – e discentes (41) – Aceita, Apaga, Arrasta, Arrisca, Assinala, Auxilia, Busca, Comemora, Confere, Descobre, Desenha, Discute, Escreve, Escuta, Espera, Explica, Fala, Fotografa, Incentiva, Indica, Inicia, Justifica, Lê, Mexe, Não Aceita, Observa, Organiza, Participa, Percebe, Pergunta, Presta Atenção, Realiza, Recebe, Registra, Responde, Seleciona, Sente Interesse, Solicita Auxílio, Solicita Explicação, Sugere, Utiliza – consideradas como resultantes, tão somente, do tipo de aulas – fundamentadas na exploração de objetos de aprendizagem na lousa digital. Ainda, o processo de análise utilizado nesta pesquisa possibilitou legitimarmos que existem ações docentes que podem estar ou não conectadas às ações discentes. Por fim, referente a análise das categorias de ações docentes e discentes, tal movimento permitiu-nos, também, constatar semelhanças e diferenças entre essas categorias em aulas de Matemática com diferentes abordagens (tradicional, utilização de jogos, uso de materiais manipuláveis e exploração de objetos de aprendizagem) utilizadas pelos professores. | - |
Descrição: dc.description | This qualitative research had as main objective to characterize the actions of teachers and students, highlighting their connections, in Mathematic classes, based on the exploration of learning objects on the digital board. Therefore, the main question guiding this investigation, for which we sought aswers, was: What teacher actions, student actions and eventual connections can be observed in Mathematics classes that explore learning objects on the digital board? The methodological procedures were based on Content Analysis assumed as a theoretical proposal used as a method of collecting and analysing qualitative data. The classes were planned by the teacher researcher, author of this thesis, who also implemented them to a group of Elementary and High School students, in 2016 and 2019. In the proposition of the five articles that will integrate this thesis, in the multipaper format, we evidenced different categories that express teacher actions (22) – Assists, Calibrates, Comments, Coordenates, Demonstrates , Discusses, Delivers, Waits, Explains, Exposes, Encourages, Indicates, Turns On, Asks, Pays Attention, Designs, Takes Attendance, Resolves, Answers, Requests, Suggests, Values – and students (41) – Accepts, Deletes, Drags, Risks, Marks, Assists, Searches, Celebrates, Checks, Discovers , Draws, Discusses, Writes, Listens, Waits, Explains, Speaks, Takes Pictures, Encourages, Indicates, Initiates, Justifies, Reads, Texts, Observes, Doesn’t Accept, Organizes, Participates, Perceives, Asks, Pays Attention, Accomplishes, Receives, Registers, Responds, Selects, Feels Interested, Asks for Assistance, Asks for Explanation, Suggests, Uses – considered as resulting only from the type of classes – based on the exploration of learning objects in digital board. Furthermore, the analysis process used in this research also allowed us to legitimize that there are teacher actions which may or may not be connected to student actions. Finally, refering to the analysis of the categories from teacher and students actions, this movement also allowed is to verify similarities and differences between these categories in in Mathematics Classes with different approaches (traditional, use of games, use of manipulative materials and exploration of learning objects) used by the teachers. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | CCE - Departamento de Matemática | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática | - |
Relação: dc.relation | Universidade Estadual de Londrina - UEL | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino e aprendizagem de matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ação docente | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ação discente | - |
Palavras-chave: dc.subject | Lousa digital | - |
Palavras-chave: dc.subject | Objetos de aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciências Exatas e da Terra - Matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciências Exatas e da Terra - Matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teaching and learning of mathematics | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teacher action | - |
Palavras-chave: dc.subject | Student action | - |
Palavras-chave: dc.subject | Digital board | - |
Palavras-chave: dc.subject | Learning objects | - |
Título: dc.title | Ações docentes e discentes em aulas de matemática que exploram objetos de aprendizagem na lousa digital | - |
Título: dc.title | Teacher and student actions in mathematics classes that explore learning objects on the digital board | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: