Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Neves Filho, Hernando Borges | - |
Autor(es): dc.contributor | Micheletto, Nilza | - |
Autor(es): dc.contributor | Tatmatsu, Daniely Ildegardes Brito | - |
Autor(es): dc.creator | Roque, Isabella Nataly | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T13:07:15Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T13:07:15Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-24 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-24 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-09-26 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/18479 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/980628 | - |
Descrição: dc.description | Pesquisadores há mais de um século investigam sobre como ocorre a resolução de problemas em diferentes contextos e com diferentes espécies e há mais de 40 anos pesquisadores da análise do comportamento demonstram que resoluções de problema, incluindo as com características súbitas e espontâneas (insight) podem ser explicadas sob uma ótica analítico comportamental. O objetivo deste estudo foi realizar uma revisão de escopo de pesquisas experimentais sobre insight via recombinação de repertórios publicados desde Epstein et. al. (1984) até 2024, de modo a mapear o que foi feito até o momento, indicar lacunas e sugestões para pesquisas futuras. A busca incluiu artigos publicados em português e inglês, bem como teses e dissertações brasileiras. A metodologia seguiu as diretrizes do PRISMA-ScR, utilizando bases de dados internacionais e nacionais, como APA PsycInfo, Web of Science, Scopus e o catálogo de teses e dissertações da Capes. Foram selecionados 38 estudos que atenderam aos critérios de inclusão: procedimentos contendo treino de repertórios comportamentais, teste com solução baseada em cadeia de dois ou mais repertórios e explicações analítico-comportamentais para o insight. Os resultados analisaram e discutiram a cronologia de publicações, número de sujeitos, tipos de tarefa, objetivos e principais conclusões dos estudos. Foi descrito que a recombinação de repertórios, caracterizada pela emergência de novos comportamentos a partir de repertórios previamente treinados, é um processo central para a resolução de problemas, embora nem sempre ocorra de forma súbita. A análise destacou a importância de variáveis como o tipo de treino e a saliência dos estímulos. A revisão conclui que a resolução de problemas pode ocorrer com ou sem as características topográficas associadas ao insight, e sugere o desenvolvimento de métodos padronizados para facilitar a replicação dos estudos e a possíveis caminhos para a aplicação dos achados. | - |
Descrição: dc.description | For over a century, researchers have been investigating how problem-solving occurs in different contexts and across different species. For more than 40 years, behavior analysts have demonstrated that problem-solving, including those with sudden and spontaneous characteristics (insight), can be explained within a behavior-analytic framework. The aim of this study was to conduct a scoping review of experimental research on insight via interconnection of repertoires published from Epstein et al. (1984) to 2024, to map what has been done so far, identify gaps, and offer suggestions for future research. The search included articles in both Portuguese and English, as well as Brazilian theses and dissertations. The methodology followed the PRISMA-ScR guidelines, using international and national databases, such as APA PsycInfo, Web of Science, Scopus, and the Capes Theses and Dissertations Catalog. Thirty-eight studies were selected that met the inclusion criteria: procedures involving training behavioral repertoires, tests with solutions based on the recombination of two or more repertoires, and behavior-analytic explanations of insight. The results analyzed and discussed the chronology of publications, the number of subjects, types of tasks, objectives, and key conclusions of the studies. The interconnection of repertoires, characterized by the emergence of new behaviors from previously trained repertoires, was identified as a central process for problem-solving, although it does not always occur abruptly. The analysis highlighted the importance of variables such as the type of training and the salience of stimuli. The review concludes that problem-solving can occur with or without the topographical characteristics associated with insight and suggests the development of standardized methods to facilitate the replication of studies and the practical application of findings. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | CCB - Departamento de Psicologia Geral e Análise do Comportamento | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em Análise do Comportamento | - |
Relação: dc.relation | Universidade Estadual de Londrina - UEL | - |
Palavras-chave: dc.subject | Resolução de Problemas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Recombinação de Repertórios | - |
Palavras-chave: dc.subject | Insight | - |
Palavras-chave: dc.subject | Revisão de Escopo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciências Biológicas - Biologia Geral | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciências Biológicas - Biologia Geral | - |
Palavras-chave: dc.subject | Problem-solving | - |
Palavras-chave: dc.subject | Interconnection of Repertoires | - |
Palavras-chave: dc.subject | Insight | - |
Palavras-chave: dc.subject | Scoping Review | - |
Título: dc.title | Insight e recombinação de repertórios: uma revisão de escopo de estudos experimentais desde Epstein, Kirshnit, Lanza e Rubin, 1984 | - |
Título: dc.title | Insight and interconnection of repertoires: a scoping review of experimental studies since Epstein, Kirshnit, Lanza, and Rubin, 1984 | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: