Educação dos imigrantes haitianos : experiência no colégio Antonio Racanello Sampaio no município de Arapongas-PR

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSilva, Maria Nilza da-
Autor(es): dc.contributorPanta, Mariana-
Autor(es): dc.contributorPellegrini, Rosivaldo-
Autor(es): dc.creatorBiacio, Michelle Munhoz dos Santos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-05-15T13:07:14Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-05-15T13:07:14Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-30-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-30-
Data de envio: dc.date.issued2023-03-21-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/17360-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/980622-
Descrição: dc.descriptionO objetivo deste trabalho é a identificação e compreensão das adversidades diárias dos alunos imigrantes, a fim de contribuir que professores repensem sobre suas metodologias e, que possam auxiliar os alunos estrangeiros na inserção plena da educação, socialização, respeito e no resgate das práticas culturais de origem. E assim, colaborar no processo de inclusão destes de forma integral, externada no binômio educação/sociedade. O presente trabalho aborda as dificuldades encontradas pelos alunos imigrantes haitianos na instituição escolar do município de Arapongas-PR. E sobre os obstáculos enfrentados como: racismo, xenofobia, dificuldades com a língua e adaptação. Foi utilizado para esta pesquisa as metodologias qualitativa e quantitativa. Para a fundamentação teórica foi explorado bibliografias sobre o Haiti, imigração haitiana no Brasil, documentação necessária para os imigrantes e sistema educacional neste país. Também são abordados conceitos de preconceito, discriminação e racismo, a fim de compreender os problemas enfrentados tanto na escola como na sociedade. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com seis alunos imigrantes haitianos do Colégio Estadual Antonio Racanello Sampaio, de Arapongas-PR. Constatou-se que o contexto de crise e problemas no Haiti facilitou o ingresso dos imigrantes no Brasil. Além disto, que os alunos estrangeiros visualizam a educação brasileira como boa e acolhedora, com algumas dificuldades. No entanto não conseguem perceber formas de preconceito e racismo ou optaram por omitir estas informações durante a entrevista.-
Descrição: dc.descriptionThe objective of this research is the identification and comprehension of daily adversities of immigrant students, in order to contribute to teachers’ reconsideration of their methodologies, so as to be capable to aid foreign students in the total insertion in contexts such as education, socialization, and respect, as well as the rescue of cultural origin practices, thus collaborating in the total inclusion process of said contexts, which have been externalized in the combination of education/society. The following paper approaches the difficulties faced by Haitian immigrant students in an educational institution in the town of Arapongas, Paraná. Regarding the difficulties faced by the Haitian immigrant students include racism, xenophobia, language difficulties and adaptation. Qualitative and quantitative methodologies were employed in this research. Theoretical framework consists of bibliographies regarding Haiti, Haitian immigration in Brazil, necessary documentation for immigrants and the educational system of Brazil. Concepts such as prejudice, discrimination and racism are also approached in this paper, in order to comprehend the problems faced in school as well as in society. Semi-structured interviews were conducted with 6 (six) Haitian immigrant students who attend State-Run School Antonio Racanello Sampaio located in the town of Arapongas, Paraná. It has been stated that the context of crisis and problems in Haiti facilitated the admission of immigrants in Brazil. Furthermore, foreign students regarded Brazilian education as positive and welcoming, albeit with some difficulties. However, said students were not able to notice forms of prejudice and racism or preferred to omit information of these occurrences during the interview.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Relação: dc.relationCLCH - Departamento de Ciências Sociais-
Relação: dc.relationPrograma de Pós-Graduação Profissional de Sociologia em Rede Nacional-
Relação: dc.relationUniversidade Estadual de Londrina - UEL-
Palavras-chave: dc.subjectImigração-
Palavras-chave: dc.subjectHaitianos-
Palavras-chave: dc.subjectEducação Brasileira-
Palavras-chave: dc.subjectRacismo-
Palavras-chave: dc.subjectSociologia-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectSocialização-
Palavras-chave: dc.subjectImigrantes - Educação-
Palavras-chave: dc.subjectCiências Humanas - Sociologia-
Palavras-chave: dc.subjectImmigration-
Palavras-chave: dc.subjectHaitians-
Palavras-chave: dc.subjectBrazilian Education-
Palavras-chave: dc.subjectRacism-
Palavras-chave: dc.subjectSociology-
Palavras-chave: dc.subjectEducation-
Palavras-chave: dc.subjectSocialization-
Palavras-chave: dc.subjectImmigrants - Education-
Título: dc.titleEducação dos imigrantes haitianos : experiência no colégio Antonio Racanello Sampaio no município de Arapongas-PR-
Título: dc.titleEducation of haitian immigrants : an experience in Antonio Racanello Sampaio high school in the city of Arapongas-PR-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da UEL - RIUEL

Não existem arquivos associados a este item.