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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Amaral, Wagner Roberto do | - |
Autor(es): dc.contributor | Rocha, Andréa Pires | - |
Autor(es): dc.contributor | Costa, Ricardo Peres da | - |
Autor(es): dc.creator | Negri, Giane Franciele | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T13:07:08Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T13:07:08Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-29 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/18521 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/980595 | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho é resultado de indagações e reflexões feitos em minha trajetória profissional, enquanto assistente social que compôs equipe técnica do Serviço de Proteção Social à Adolescentes em Cumprimento de Medida Socioeducativa de Liberdade Assistida (LA) e Prestação de Serviços à Comunidade (PSC), tipificadas enquanto Serviço de Proteção Social Especial de Média Complexidade no âmbito do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e ofertado em um dos Centros de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS II) na cidade de Foz do Iguaçu - Paraná. Na atuação profissional, foi possível identificar diversas nuances nessa relação entre educação escolar e adolescentes e jovens em cumprimento de medida socioeducativa em meio aberto: expulsões, discriminações, distorção idade/série, infrequência escolar, evasões, ausência de vagas. Com isto, buscando apreender maiores elementos sobre esta realidade, elencou-se como objetivo geral analisar as compreensões de gestores/as da educação acerca do acesso e permanência escolar dos/as adolescentes e jovens que cumprem medida socioeducativa em meio aberto no Estado do Paraná. Quanto aos procedimentos metodológicos, a presente pesquisa está dividida em três momentos, a saber: revisão bibliográfica; levantamento e análise documental e pesquisa de campo, realizada com quatro gestores/as da rede estadual de educação que atuam na cidade de Foz do Iguaçu - Paraná, sendo dois diretores/as, de dois Colégios Estaduais, os quais mais receberam encaminhamentos do CREAS II, para matrícula de adolescentes e jovens no ano de 2022, e dois profissionais que atuam no Núcleo Regional de Educação (NRE) de Foz do Iguaçu e Região. A pesquisa de campo, contou com a aplicação do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE), com a devida aprovação no Comitê de Ética da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e na Secretaria de Estado da Educação do Paraná (SEED). Os resultados da pesquisa indicam uma (in)compreensão dos/as gestores/as da educação a respeito das medidas socioeducativas em meio aberto e denotam a necessidade de fortalecimento de ações intersetoriais, materializando o que preconiza o princípio da incompletude institucional | - |
Descrição: dc.description | This work is the result of inquiries and reflections made in my professional career, as a social worker who was part of the technical team of the Social Protection Service for Adolescents in Compliance with the Socio-Educational Measure of Assisted Freedom and Provision of Services to the Community typified as a Special Social Protection Service of Medium Complexity within the scope of the Unified Social Assistance System and offered in one of the Specialized Social Assistance Reference Centers (CREAS II) in the city of Foz do Iguaçu - Paraná. In professional practice, it was possible to identify several nuances in this relationship between school education and adolescents and young people complying with socio-educational measures in an open environment: expulsions, discrimination, age/grade distortion, school failure, dropouts, lack of vacancies. Therefore, seeking to understand more elements about this reality, the general objective was to analyze the understandings of education managers regarding access and school retention of adolescents and young people who fulfill socio-educational measures in an open environment in the State of Paraná. Regarding methodological procedures, this research is divided into three moments, namely: bibliographic review; survey and documentary analysis and field research, carried out with four managers from the state education network who work in the city of Foz do Iguaçu - Paraná, two of whom are directors, from two State Colleges, which received the most referrals from CREAS II , for the enrollment of adolescents and young people in 2022, and two professionals who work at the Regional Education Center of Foz do Iguaçu and Region. The field research involved the application of the Free and Informed Consent Form with due approval by the Ethics Committee of the State University of Londrina (UEL) and the State Department of Education of Paraná (SEED). The research results indicate a (in)understanding of education managers regarding socio-educational measures in an open environment and denote the need to strengthen intersectoral actions, materializing what advocates the principle of institutional incompleteness | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | CESA - Departamento de Serviço Social | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em Serviço Social e Política Social | - |
Relação: dc.relation | Universidade Estadual de Londrina - UEL | - |
Palavras-chave: dc.subject | Medida Socioeducativa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Meio Aberto | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gestores/as | - |
Palavras-chave: dc.subject | Serviço social | - |
Palavras-chave: dc.subject | Adolescentes - Aspectos sociais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação - Paraná | - |
Palavras-chave: dc.subject | Assistência social - Paraná | - |
Palavras-chave: dc.subject | Liberdade assistida - Paraná | - |
Palavras-chave: dc.subject | Evasão escolar - Paraná | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciências Sociais Aplicadas - Serviço Social | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciências Sociais Aplicadas - Serviço Social | - |
Palavras-chave: dc.subject | Socio-educational measure | - |
Palavras-chave: dc.subject | Open environment | - |
Palavras-chave: dc.subject | Education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Managers | - |
Palavras-chave: dc.subject | Social service | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teenagers - Social aspects | - |
Palavras-chave: dc.subject | Education - Paraná | - |
Palavras-chave: dc.subject | Social Assistance - Paraná | - |
Palavras-chave: dc.subject | Supervised freedom - Paraná | - |
Palavras-chave: dc.subject | School dropout - Paraná | - |
Título: dc.title | As medidas socioeducativas em meio aberto na rede estadual de educação do Estado do Paraná: compreensões a partir de gestores/as do NRE de Foz do Iguaçu | - |
Título: dc.title | Socio-educational measures in an open environment in the state education network of the State of Paraná: understandings from managers of the NRE of Foz do Iguaçu | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
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