
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Lorencini Junior, Álvaro [Orientador] | - |
| Autor(es): dc.contributor | Cyrino, Márcia Cristina de Costa Trindade | - |
| Autor(es): dc.contributor | Bastos, Fernando | - |
| Autor(es): dc.creator | Albertoni, Tanisse Torres | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T13:07:07Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T13:07:07Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11192 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/980587 | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: O presente estudo tem como principal propósito compreender a evolução das concepções de quatro licenciandos em Ciências Biológicas (UEL/Paraná) sobre o processo de ensino-aprendizagem, o conhecimento em sala de aula e o papel do professor de Ciências Essa investigação se baseia na análise de três momentos distintos com seus respectivos registros de dados desses estudantes, na disciplina de Didática das Ciências Naturais, a saber: um questionário ao início da disciplina, produção escrita ao longo da disciplina e uma entrevista ao término da disciplina De acordo com os resultados obtidos identificamos um processo de reconceptualização dos alunos quanto aos conteúdos escolares e procedimentos didáticos na reelaboração das concepções, sendo que esse processo evoluiu de modo gradual ou apresentou mudanças com avanços e retrocessos das ideias iniciais Esses resultados evidenciaram que as atividades desenvolvidas durante a disciplina podem ter efeitos moderados ou significativos para os diferentes estudantes pesquisados, de modo a promover e contribuir para um processo pessoal de elaboração de um conhecimento sobre como ensinar Ciências | - |
| Descrição: dc.description | Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática | - |
| Descrição: dc.description | Abstract: This study aims at understanding the development of four student-teachers of Biological Sciences’ (State University of Londrina, Brazil) conceptions about the teaching and learning process, in-classroom knowledge and the role of the Science teacher This research is based on the analysis of three different occasions, with their respective data sets from these students, at the course entitled Natural Sciences’ Didactics (Didática das Ciências Naturais, in Portuguese), namely: a questionnaire given to the students at the beginning of the course; written productions during the course; and an interview at the end of the course According to the results obtained in this study, we identified a reconceptualization process from the students, as far as educational contents and didactic procedures on the rework of conceptions are concerned This process showed either gradual development or changes with advancements and a backslash of initial ideas These results verify that the activities developed during the course could have moderate or significant effects for the different research subjects, so as to promote and contribute for a personal process of elaborating knowledge on how to teach Science | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Relação: dc.relation | Mestrado | - |
| Relação: dc.relation | Ensino de Ciências e Educação Matemática | - |
| Relação: dc.relation | Centro de Ciências Exatas | - |
| Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ciência | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Formação de professores | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ciência | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Formação de conceitos | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Orientação educacional no ensino superior | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Science | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Science | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Science | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Practice teaching | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Concept formation | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Study and teaching | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Teacher training | - |
| Título: dc.title | A didática das ciências na formação inicial docente : elaboração de conhecimentos sobre o ensino de ciências | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: