Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Yamamoto, Eduardo Yuji | - |
Autor(es): dc.contributor | Tanaca, Jozélia Jane Corrente | - |
Autor(es): dc.contributor | Buzalaf, Márcia Neme | - |
Autor(es): dc.contributor | Bastos, Manoel Dourado | - |
Autor(es): dc.creator | Kowalski, Marcelle Oliveira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T13:07:01Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T13:07:01Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-03-22 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/18223 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/980553 | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho se propõe a fazer uma reflexão analítica sobre como o professor, da Educação Básica ao Ensino Superior, é representado em textos publicados entre 2018 e 2021 no jornal Gazeta do Povo, averiguando possíveis reproduções de estereótipos e o docente brasileiro é protagonista nos textos jornalísticos. A Gazeta foi escolhida como mídia para análise pois a identidade que o público tem dos professores, especialmente no Paraná, é, em grande parte, influenciada por esse veículo. Sabe-se que o contexto em que um discurso é constituído, incluindo suas forças políticas, culturais e econômicas, é de suma importância, pois é ele que favorece determinados discursos em detrimento de outros. Apresentaremos uma perspectiva histórica do docente para evidenciar o modo como esse contexto, especialmente com o advento do neoliberalismo nos anos de 1970, pode ter afetado a representação da educação e, portanto, do professor. Investimos na análise de produção de discursos para examinar como sucedem as construções ideológicas no texto jornalístico. A concepção teórica e conceitual da pesquisa se ampara em autores como: Hannah Arendt, Michael Foucault, Muniz Sodré e Stuart Hall. Verificamos que o discurso jornalístico constrói discursos da realidade, numa espécie de construção simbólica, que deixa entrever a ausência contínua da voz dos professores, frequentemente estigmatizando-os. | - |
Descrição: dc.description | This paper sets out to analyze how teachers, from primary to higher education, are represented in texts published between 2018 and 2021 in the newspaper Gazeta do Povo, looking at possible reproductions of stereotypes and how Brazilian teachers play a leading role in journalistic texts. Gazeta was chosen as the media for analysis because the public's identity of teachers, especially in Paraná, is largely influenced by this media outlet. It is known that the context in which a discourse is constituted, including its political, cultural and economic forces, is of paramount importance, since it is this context that favors certain discourses to the detriment of others. We will present a historical perspective of the teacher to show how this context, especially with the advent of neoliberalism in the 1970s, may have affected the representation of education and, therefore, of the teacher. We invested in discourse production analysis to examine how ideological constructions take place in the journalistic text. The theoretical and conceptual conception of the research is based on authors such as Hannah Arendt, Michael Foucault, Muniz Sodré and Stuart Hall. We found that journalistic discourse constructs discourses of reality, in a kind of symbolic construction, which reveals the continuous absence of teachers' voices, often stigmatizing them. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | CECA - Departamento de Comunicação | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em Comunicação | - |
Relação: dc.relation | Universidade Estadual de Londrina - UEL | - |
Palavras-chave: dc.subject | Docente | - |
Palavras-chave: dc.subject | Representação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ideologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Análise de discurso | - |
Palavras-chave: dc.subject | Neoliberalismo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação básica - Paraná | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino superior | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professores | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciências Sociais Aplicadas - Comunicação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciências Sociais Aplicadas - Comunicação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teacher | - |
Palavras-chave: dc.subject | Representation | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ideology | - |
Palavras-chave: dc.subject | Discourse analysis | - |
Palavras-chave: dc.subject | Neoliberalism | - |
Palavras-chave: dc.subject | Basic education - Paraná | - |
Palavras-chave: dc.subject | Education, Higher | - |
Título: dc.title | Professores pelos olhos do jornal Gazeta do Povo : análise de discurso de textos publicados entre 2018 e 2021 | - |
Título: dc.title | Teachers through the eyes of the Gazeta do Povo newspaper : discourse analysis of texts published between 2018 and 2021 | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: