Literatura juvenil e competência leitora: uma proposta de letramento literário com a obra A face oculta

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPascolati, Sonia Aparecida Vido-
Autor(es): dc.contributorPinheiro, Alexandra Santos-
Autor(es): dc.contributorLima, Sheila Oliveira-
Autor(es): dc.creatorCampos, Ronnie Roberto-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-05-15T13:06:57Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-05-15T13:06:57Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-03-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-03-
Data de envio: dc.date.issued2023-03-23-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/17875-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/980536-
Descrição: dc.descriptionDados coletados da edição mais recente do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes - PISA (2018) e da Prova Brasil (2019) revelam que grande parte dos estudantes matriculados nos oitavos anos, embora decodificassem a escrita, demonstravam considerável falta de compreensão dos textos lidos, fazendo apenas leituras superficiais e sem atribuir sentidos aos textos. Advinda dessas constatações, descortina-se uma questão desafiadora: Como desenvolver nesses meninos e meninas a competência leitora e de interpretação de textos previstas para essa faixa etária? Alicerçado em autores como Cosson (2009), Passarelli (2004), Maia (2007), Soares (2009) e Zappone (2008) e admitindo que atividades estratégicas em torno de textos da literatura juvenil sejam eficientes para promover melhorias no desenvolvimento da leitura e da interpretação de textos, proponho uma sequência didática a partir da obra A face oculta: uma história de bullying e cyberbullying, de Maria Tereza Maldonado, apoiada nas etapas sugeridas pela “sequência básica” desenvolvida por Cosson (2009, p. 51): motivação, introdução, leitura e interpretação. Os encaminhamentos previstos nesta proposta ressaltam as especificidades estruturais do texto com vistas a conduzir o leitor a uma prática social da leitura, de tal forma que sua interação com o texto se configure como o viés para a construção dos sentidos.-
Descrição: dc.descriptionLos datos recopilados de la última edición del Programa Internacional de Evaluación de Estudiantes - PISA (2018) y Prova Brasil (2019) revelaron que la mayoría de los estudiantes matriculados en el octavo grado, a pesar de decodificar la escritura, demostraron una considerable falta de comprensión de los textos leídos, haciendo sólo lecturas superficiales y sin atribuir significados a los textos. A partir de estos hallazgos, surge una pregunta desafiante: ¿Cómo desarrollar en estos niños y niñas la competencia lectora e interpretación de textos esperada para este grupo etario? Con base en autores como Cosson (2009), Passarelli (2004), Maia (2007), Soares (2009) y Zappone (2008) y asumiendo que las actividades estratégicas en torno a textos de literatura infantil son eficientes para promover mejoras en el desarrollo de la lectura y la a partir de la interpretación de textos, propongo una secuencia didáctica basada en la obra A face oculta: uma história de bullying e cyberbullying, de María Tereza Maldonado, sustentada en los pasos sugeridos por la “secuencia básica” desarrollada por Cosson (2009, p. 51): motivación, introducción, lectura e interpretación. Las referencias previstas en esta propuesta enfatizan las especificidades estructurales del texto con miras a conducir al lector a una práctica social de lectura, de tal forma que su interacción con el texto se configure como sesgo para la construcción de significados.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Relação: dc.relationCLCH - Departamento de Letras Vernáculas e Clássicas-
Relação: dc.relationPrograma de Pós-Graduação em Letras-
Relação: dc.relationUniversidade Estadual de Londrina - UEL-
Palavras-chave: dc.subjectLetramento literário-
Palavras-chave: dc.subjectLiteratura juvenil-
Palavras-chave: dc.subjectCompetência leitora-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino Fundamental-
Palavras-chave: dc.subjectBullying-
Palavras-chave: dc.subjectLingüística, Letras e Artes - Letras-
Palavras-chave: dc.subjectLingüística, Letras e Artes - Letras-
Palavras-chave: dc.subjectFormación literaria-
Palavras-chave: dc.subjectLiteratura infantil-
Palavras-chave: dc.subjectCompetencia lectora-
Palavras-chave: dc.subjectEnseñanza fundamental-
Palavras-chave: dc.subjectAcoso-
Título: dc.titleLiteratura juvenil e competência leitora: uma proposta de letramento literário com a obra A face oculta-
Título: dc.titleLiteratura juvenil y competencia lectora: una propuesta de formación literaria con la obra A face oculta-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da UEL - RIUEL

Não existem arquivos associados a este item.