Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Pascolati, Sonia Aparecida Vido | - |
Autor(es): dc.contributor | Pinheiro, Alexandra Santos | - |
Autor(es): dc.contributor | Lima, Sheila Oliveira | - |
Autor(es): dc.creator | Campos, Ronnie Roberto | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T13:06:57Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T13:06:57Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-03 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-03 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-03-23 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/17875 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/980536 | - |
Descrição: dc.description | Dados coletados da edição mais recente do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes - PISA (2018) e da Prova Brasil (2019) revelam que grande parte dos estudantes matriculados nos oitavos anos, embora decodificassem a escrita, demonstravam considerável falta de compreensão dos textos lidos, fazendo apenas leituras superficiais e sem atribuir sentidos aos textos. Advinda dessas constatações, descortina-se uma questão desafiadora: Como desenvolver nesses meninos e meninas a competência leitora e de interpretação de textos previstas para essa faixa etária? Alicerçado em autores como Cosson (2009), Passarelli (2004), Maia (2007), Soares (2009) e Zappone (2008) e admitindo que atividades estratégicas em torno de textos da literatura juvenil sejam eficientes para promover melhorias no desenvolvimento da leitura e da interpretação de textos, proponho uma sequência didática a partir da obra A face oculta: uma história de bullying e cyberbullying, de Maria Tereza Maldonado, apoiada nas etapas sugeridas pela “sequência básica” desenvolvida por Cosson (2009, p. 51): motivação, introdução, leitura e interpretação. Os encaminhamentos previstos nesta proposta ressaltam as especificidades estruturais do texto com vistas a conduzir o leitor a uma prática social da leitura, de tal forma que sua interação com o texto se configure como o viés para a construção dos sentidos. | - |
Descrição: dc.description | Los datos recopilados de la última edición del Programa Internacional de Evaluación de Estudiantes - PISA (2018) y Prova Brasil (2019) revelaron que la mayoría de los estudiantes matriculados en el octavo grado, a pesar de decodificar la escritura, demostraron una considerable falta de comprensión de los textos leídos, haciendo sólo lecturas superficiales y sin atribuir significados a los textos. A partir de estos hallazgos, surge una pregunta desafiante: ¿Cómo desarrollar en estos niños y niñas la competencia lectora e interpretación de textos esperada para este grupo etario? Con base en autores como Cosson (2009), Passarelli (2004), Maia (2007), Soares (2009) y Zappone (2008) y asumiendo que las actividades estratégicas en torno a textos de literatura infantil son eficientes para promover mejoras en el desarrollo de la lectura y la a partir de la interpretación de textos, propongo una secuencia didáctica basada en la obra A face oculta: uma história de bullying e cyberbullying, de María Tereza Maldonado, sustentada en los pasos sugeridos por la “secuencia básica” desarrollada por Cosson (2009, p. 51): motivación, introducción, lectura e interpretación. Las referencias previstas en esta propuesta enfatizan las especificidades estructurales del texto con miras a conducir al lector a una práctica social de lectura, de tal forma que su interacción con el texto se configure como sesgo para la construcción de significados. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | CLCH - Departamento de Letras Vernáculas e Clássicas | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em Letras | - |
Relação: dc.relation | Universidade Estadual de Londrina - UEL | - |
Palavras-chave: dc.subject | Letramento literário | - |
Palavras-chave: dc.subject | Literatura juvenil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Competência leitora | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino Fundamental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Bullying | - |
Palavras-chave: dc.subject | Lingüística, Letras e Artes - Letras | - |
Palavras-chave: dc.subject | Lingüística, Letras e Artes - Letras | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formación literaria | - |
Palavras-chave: dc.subject | Literatura infantil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Competencia lectora | - |
Palavras-chave: dc.subject | Enseñanza fundamental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Acoso | - |
Título: dc.title | Literatura juvenil e competência leitora: uma proposta de letramento literário com a obra A face oculta | - |
Título: dc.title | Literatura juvenil y competencia lectora: una propuesta de formación literaria con la obra A face oculta | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: