Manifestação de pensamento algébrico em registros escritos de estudantes do ensino fundamental I

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSavioli, Angela Marta Pereira das Dores [Orientador]-
Autor(es): dc.contributorSousa, Maria do Carmo de-
Autor(es): dc.contributorLuccas, Simone-
Autor(es): dc.creatorFernandes, Renata Karoline-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-05-15T13:06:57Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-05-15T13:06:57Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-01-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-01-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-15-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-15-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/15185-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/980535-
Descrição: dc.descriptionResumo: O presente trabalho tem como objetivo analisar a produção escrita de estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental em questões retiradas de documentos nacionais relacionados à Prova Brasil, sendo estes PDE/Prova Brasil – Plano de Desenvolvimento da Educação e Modelo Teste Prova Brasil, e analisar quais características de pensamento algébrico são manifestadas por eles na resolução das mesmas Esta investigação é predominantemente qualitativa, realizada à luz da Análise de Conteúdo Este trabalho apresenta o modo como autores caracterizam o pensamento algébrico e investiga a presença de características deste pensamento nas produções escritas de estudantes De modo geral, foi possível perceber que alguns dos estudantes apresentaram características de pensamento algébrico em suas resoluções, mesmo sem terem anteriormente contato com simbologias e conceitos algébricos-
Descrição: dc.descriptionDissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática-
Descrição: dc.descriptionAbstract: This study aims to analyze the written production of students of the 5th year of primary education in national documents withdrawn issues related to Support Brazil, which are PDE / Support Brazil - Development Plan for Education and Model Test Test Brazil, and analyze which algebraic thinking characteristics are manifested by them in settling the same This research is predominantly qualitative, held the light of Content Analysis This work shows how the authors characterize algebraic thinking and investigating the presence of features of this thought in the writings of students productions Overall, it was revealed that some of the students had algebraic thinking features into its resolutions, even without previously having contact with symbols and algebraic concepts-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Relação: dc.relationMestrado-
Relação: dc.relationEnsino de Ciências e Educação Matemática-
Relação: dc.relationCentro de Ciências Exatas-
Relação: dc.relationPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática-
Palavras-chave: dc.subjectLinguagem e educação-
Palavras-chave: dc.subjectEducação matemática-
Palavras-chave: dc.subjectEstudantes-
Palavras-chave: dc.subjectTestes e medidas educacionais-
Palavras-chave: dc.subjectMatemática-
Palavras-chave: dc.subjectMathematics-
Palavras-chave: dc.subjectLanguage and education-
Palavras-chave: dc.subjectMathematics education-
Palavras-chave: dc.subjectStudents-
Palavras-chave: dc.subjectAlgebra-
Palavras-chave: dc.subjectConcept formation-
Palavras-chave: dc.subjectStudy and teaching-
Palavras-chave: dc.subjectTests and measurements in education-
Título: dc.titleManifestação de pensamento algébrico em registros escritos de estudantes do ensino fundamental I-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da UEL - RIUEL

Não existem arquivos associados a este item.