
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Savioli, Angela Marta Pereira das Dores [Orientador] | - |
| Autor(es): dc.contributor | Sousa, Maria do Carmo de | - |
| Autor(es): dc.contributor | Luccas, Simone | - |
| Autor(es): dc.creator | Fernandes, Renata Karoline | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T13:06:57Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T13:06:57Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/15185 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/980535 | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: O presente trabalho tem como objetivo analisar a produção escrita de estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental em questões retiradas de documentos nacionais relacionados à Prova Brasil, sendo estes PDE/Prova Brasil – Plano de Desenvolvimento da Educação e Modelo Teste Prova Brasil, e analisar quais características de pensamento algébrico são manifestadas por eles na resolução das mesmas Esta investigação é predominantemente qualitativa, realizada à luz da Análise de Conteúdo Este trabalho apresenta o modo como autores caracterizam o pensamento algébrico e investiga a presença de características deste pensamento nas produções escritas de estudantes De modo geral, foi possível perceber que alguns dos estudantes apresentaram características de pensamento algébrico em suas resoluções, mesmo sem terem anteriormente contato com simbologias e conceitos algébricos | - |
| Descrição: dc.description | Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática | - |
| Descrição: dc.description | Abstract: This study aims to analyze the written production of students of the 5th year of primary education in national documents withdrawn issues related to Support Brazil, which are PDE / Support Brazil - Development Plan for Education and Model Test Test Brazil, and analyze which algebraic thinking characteristics are manifested by them in settling the same This research is predominantly qualitative, held the light of Content Analysis This work shows how the authors characterize algebraic thinking and investigating the presence of features of this thought in the writings of students productions Overall, it was revealed that some of the students had algebraic thinking features into its resolutions, even without previously having contact with symbols and algebraic concepts | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Relação: dc.relation | Mestrado | - |
| Relação: dc.relation | Ensino de Ciências e Educação Matemática | - |
| Relação: dc.relation | Centro de Ciências Exatas | - |
| Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Linguagem e educação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação matemática | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Estudantes | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Testes e medidas educacionais | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Matemática | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Mathematics | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Language and education | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Mathematics education | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Students | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Algebra | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Concept formation | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Study and teaching | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Tests and measurements in education | - |
| Título: dc.title | Manifestação de pensamento algébrico em registros escritos de estudantes do ensino fundamental I | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: