Perspectivas do ensino de física remoto para alfabetização científica por meio das interações discursivas

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorLorencini Júnior, Álvaro-
Autor(es): dc.contributorBozelli, Fernanda Cátia-
Autor(es): dc.contributorGomes, Luciano Carvalhais-
Autor(es): dc.contributorNeves, Marcos Cesar Danhoni-
Autor(es): dc.contributorCamargo Filho, Paulo Sérgio de-
Autor(es): dc.creatorSelingardi, Gabriela-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-05-15T13:06:53Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-05-15T13:06:53Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-08-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-08-
Data de envio: dc.date.issued2023-04-28-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/17158-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/980512-
Descrição: dc.descriptionConsiderando o contexto da pandemia da COVID-19, em que se intensificou a necessidade de se investir na Alfabetização Científica (AC) da população, a fim de preparar os cidadãos para se posicionarem de forma crítica diante das diferentes situações que podem surgir, na convivência em sociedade, foram delimitados como objeto desta investigação o ensino de Física e a sua potencialidade como instrumento para promover a AC e a formação cidadã. Dessa forma, foi proposto como objetivo geral desta pesquisa, identificar por meio das interações discursivas qual abordagem comunicativa que o professor estabelece que contribui para os indícios de uma promoção da alfabetização científica. Ademais, buscamos alcançar os seguintes objetivos específicos: analisar as interações discursivas entre o professor e alunos, a fim de verificar qual abordagem comunicativa é predominante e qual tipo contribui positivamente para AC; identificar se os alunos conseguiram relacionar os saberes do seu cotidiano com os conhecimentos científicos estudados; observar se os conceitos/valores referentes à AC e à formação cidadã foram desenvolvidos pelos estudantes, à medida em que eles foram interagindo. Foi estabelecida a seguinte questão-problema: - Como que por meio das interações discursivas, o ensino de Física pode promover o desenvolvimento da Alfabetização Científica? A presente tese é de natureza qualitativa, sendo que a constituição dos dados foi realizada a priori, por meio de aulas gravadas, que, posteriormente, foram transcritas. Para a análise das informações, foi utilizado o modelo de interações discursivas e dialógicas, de Mortimer e Scott, e as Ações didáticas e pedagógicas e as Ações dos estudantes, de Sasseron. Também nos baseamos nos Indicadores da Alfabetização Científica, de Sasseron, que serviram como sistema de referência para a avaliação da AC dos alunos. Consideramos que a Física se configura como um componente curricular com potencial para a promoção da Alfabetização Científica e a formação para a cidadania, sendo a partir da articulação entre conteúdos científicos e valores sociais contemporâneos que nós, professores, estaremos colaborando para capacitar nossos alunos para o gerenciamento de situações ligadas às Ciências, que surgirão, certamente, ao longo de sua vida.-
Descrição: dc.descriptionConsidering the context of the COVID-19 pandemic, in which the need to invest in the Scientific Literacy (SC) of the population, in order to prepare citizens to take a critical position in the face of different situations that may arise, in coexistence in society, the teaching of Physics and its potential as an instrument to promote SC and citizenship education were delimited as the object of this investigation. This way, it was proposed as the general objective of this research, to identify, through discursive interactions, which communicative approach that the teacher establishes that contributes to the evidence of a promotion of scientific literacy. Furthermore, we sought to achieve the following specific objectives: to analyze the discursive interactions between the teacher and students, in order to verify which communicative approach is predominant and which type contributes positively to SC; to identify if the students were able to relate the knowledge of their daily life with the scientific knowledge studied; and observe whether the aspects/concepts/values referring to SC and citizenship education were developed by the students. The following question-problem was established: - How, through discursive interactions, can the teaching of Physics promote the development of Scientific Literacy? The present thesis has a qualitative nature, and the constitution of the data was carried out a priori, through recorded classes, which were later transcribed. For the analysis of the information, the model of interactions, by Mortimer and Scott (2002), and the Didactic and Pedagogical Actions and the Students' Actions, by Sasseron (2018) were used. We also based ourselves on the Scientific Literacy Indicators, by Sasseron (2008), which served as a reference system for evaluating the students' SC. We claim that Physics is configured as a curricular component with potential for promoting Scientific Literacy and training for citizenship, and it is from the articulation between scientific contents and contemporaries social values that we, teachers, will be collaborating to qualify our students for the management of situations related to the Sciences, which will certainly arise throughout your life.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Relação: dc.relationCCE - Departamento de Matemática-
Relação: dc.relationPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática-
Relação: dc.relationUniversidade Estadual de Londrina - UEL-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de física-
Palavras-chave: dc.subjectInterações dialógicas-
Palavras-chave: dc.subjectAlfabetização científica-
Palavras-chave: dc.subjectFormação cidadã-
Palavras-chave: dc.subjectEducação matemática-
Palavras-chave: dc.subjectFísica-
Palavras-chave: dc.subjectCiências - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectCidadania-
Palavras-chave: dc.subjectCiências Exatas e da Terra - Matemática-
Palavras-chave: dc.subjectPhysics teaching-
Palavras-chave: dc.subjectDialogic interactions-
Palavras-chave: dc.subjectScientific literacy-
Palavras-chave: dc.subjectCitizenship education-
Palavras-chave: dc.subjectMathematics education-
Palavras-chave: dc.subjectPhysical-
Palavras-chave: dc.subjectScience - Study and teaching-
Palavras-chave: dc.subjectCitizenship-
Título: dc.titlePerspectivas do ensino de física remoto para alfabetização científica por meio das interações discursivas-
Título: dc.titlePerspectives of remote physics teaching for scientific literacy through discursive interactions-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da UEL - RIUEL

Não existem arquivos associados a este item.