
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Contani, Miguel Luiz [Orientador] | - |
| Autor(es): dc.contributor | Klein, Alberto Carlos Augusto | - |
| Autor(es): dc.contributor | Krechtel, Maria do Rosário | - |
| Autor(es): dc.creator | Mari Junior, Sérgio | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T13:06:51Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T13:06:51Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13119 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/980503 | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: Este estudo de caráter teórico aborda as possibilidades de aplicação da linguagem visual no desenvolvimento de interfaces gráficas de websites, buscando compreender como os recursos dessa linguagem podem atuar como potencializadores do processo interativo entre o homem e o computador A revisão bibliográfica, inicialmente, abrange o conceito de interface, caracterizando-o como um processo de tradução intersemiótica conforme conceito apresentado por Roman Jakobson Apresenta as principais diretrizes e orientações que tradicionalmente são dadas aos projetistas de interfaces gráficas com o objetivo de torná-las mais eficientes Discute as peculiaridades do meio digital a partir das características do leitor imersivo conceituadas por Lucia Santaella: a prontidão sensorial, a não linearidade da leitura e a interatividade Por tratar-se de um processo de aquisição de linguagem, associa esse conjunto de fundamentações ao conceito de zona de desenvolvimento proximal enunciado por Vigotski e conclui que as interfaces gráficas baseadas em recursos da linguagem visual podem abrir mão das tradicionais convenções e padronizações e mesmo assim se manter eficientes Sua relação de familiaridade não se dá com outras interfaces, mas sim com signos conhecidos pelo usuário fora da internet e, ao destacar o aspecto lúdico, tornam o processo interativo mais intenso, pois demandam maior envolvimento sensorial do usuário | - |
| Descrição: dc.description | Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, programa de Pós-Graduação em Comunicação | - |
| Descrição: dc.description | Abstract: In this theoretical study, we examine the application possibilities of the visual language in the development of graphical user interfaces of institutional websites, seeking to understand how this language features can act as enhancer of the interactive processes between man and computer The literature review, initially, covers the concept of interface highlighting the aspects of language by characterizing it as a process of intersemiotic translation as defined by Roman Jakobson We present the main principles and guidelines traditionally imposed to interface designers in order to make them more efficient We discuss the peculiarities of digital media based on the characteristics of the immersive reader, as stated by Lucia Santaella: sensory readiness, non-linearity of reading and interactivity Since this is a process of language acquisition, this group of concepts is associated to the one of Vygotsky, the zone of proximal development and we conclude that the graphical user interfaces based on visual language can decline the traditional conventions and standards and still remain efficient Their familiarity does not come from other interfaces, but from signs known to the user off the internet and, when they disregard the playfulness, they make the process a more intense interest as greater sensory involvement of the user is required | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Relação: dc.relation | Mestrado | - |
| Relação: dc.relation | Comunicação | - |
| Relação: dc.relation | Centro de Educação, Comunicação e Artes | - |
| Relação: dc.relation | Programa de Pós-graduação em Comunicação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Interfaces gráficas de usuário (Sistema de computador) | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Comunicação visual | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Sites da Web | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Graphical user interface (Computer system) | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Visual communication | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Web sites | - |
| Título: dc.title | A linguagem visual nos processos interativos de interfaces gráficas em websites | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: