Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Carloto, Cássia Maria | - |
Autor(es): dc.contributor | Silva, Claudia Neves da | - |
Autor(es): dc.contributor | Teixeira, Solange Maria | - |
Autor(es): dc.creator | Santos, Suelen Lopes dos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T13:06:36Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T13:06:36Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-02 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-02 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-03-16 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/17848 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/980429 | - |
Descrição: dc.description | O Serviço Social é visto como uma “profissão feminina”, o que nos leva a compreender o lócus essencial que gênero tem na definição dessa profissão, não por ter um número maior de mulheres em sua constituição, mas por haver uma designação social dos atributos considerados femininos. A proposta deste trabalho é analisar como as relações de gênero e patriarcais são abordadas no exercício profissional dos(as) assistentes sociais. Para tanto, realizamos uma revisão bibliográfica e documental sobre temas como a categoria gênero e patriarcado, as relações de dominação-exploração e estruturas de poder, gênero e serviço social. A pesquisa de campo foi desenvolvida com os(as) assistentes sociais que atuam na política pública de Assistência Social no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) da cidade de Londrina (PR). Os(as) entrevistados(as) ressaltaram a importância do debate das desigualdades de gênero, pois ele está em consonância com o Código de Ética do(a) Assistente Social e, com o projeto ético-político, faz-se presente no cotidiano de intervenção (demandas apresentadas e público usuário atendido), além da própria constituição da categoria profissional. Observamos o quanto é preciso aprofundar essa discussão desde a formação profissional à prática do enfrentamento das desigualdades de gênero, classe e raça/etnia colocadas para a política de assistência social, uma vez que o debate e o planejamento de ações ainda são incipientes. | - |
Descrição: dc.description | Social Work is seen as a "female profession", which leads us to understand the essential locus that gender has in defining this profession, not because it has a greater number of women in its constitution, but because there is a social designation of attributes considered feminine. The purpose of this work is to analyze how gender and patriarchal relations are approached in the professional exercise of social workers. Therefore, we carried out a bibliographical and documental review on themes such as the gender and patriarchy category, the relations of domination-exploitation and structures of power, gender and social service. The field research is being developed with the social workers who work in the Social Assistance public policy at the Social Assistance Reference Center (CRAS) in the city of Londrina – PR. The interviewees highlighted the importance of the debate on gender inequalities, as it is in line with the Social Worker's Code of Ethics, with the ethical-political project, it is present in the daily intervention (demands presented and user public served), in addition to the constitution of the professional category. We observed how much it is necessary to deepen this discussion, from professional training to the practice of confronting gender, class and race/ethnic inequalities posed for social assistance policy, since the debate and planning of actions are still incipient. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | CESA - Departamento de Serviço Social | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em Serviço Social e Política Social | - |
Relação: dc.relation | Universidade Estadual de Londrina - UEL | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gênero | - |
Palavras-chave: dc.subject | Patriarcado | - |
Palavras-chave: dc.subject | Desigualdades de gênero | - |
Palavras-chave: dc.subject | Divisão sexual do trabalho | - |
Palavras-chave: dc.subject | Exercício profissional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Serviço social | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciências Sociais Aplicadas - Serviço Social | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciências Sociais Aplicadas - Serviço Social | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gender; | - |
Palavras-chave: dc.subject | Patriarchy; | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gender inequalities | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sexual division of work | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professional exercise | - |
Palavras-chave: dc.subject | Social work | - |
Título: dc.title | A abordagem das relações de gênero e patriarcais no exercício profissional dos(as) assistentes sociais | - |
Título: dc.title | The approach to gender and patriarchal relations in the professional exercise social workers | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: