Uma trajetória hipotética de aprendizagem para o ensino de logaritmos na perspectiva da resolução de problemas

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFerreira, Pamela Emanueli Alves [Orientador]-
Autor(es): dc.contributorBaldini, Loreni Aparecida Ferreira-
Autor(es): dc.contributorTeixeira, Bruno Rodrigo-
Autor(es): dc.creatorOliveira, Julio Cezar Rodrigues de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-05-15T13:06:33Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-05-15T13:06:33Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-01-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-01-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-15-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-15-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/12934-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/980417-
Descrição: dc.descriptionResumo: Neste trabalho apresentamos uma Trajetória Hipotética de Aprendizagem (THA) para o ensino de logaritmos, na perspectiva de Simon (1995), por meio da metodologia de ensinoaprendizagem-avaliação através da Resolução de Problemas proposta por Onuchic e Allevato (211) Para fundamentar o trabalho teoricamente, articulamos a perspectiva de Onuchic e Allevato (211) com o modelo para a resolução de um problema proposto por Polya (1994) e as fases de uma lição apresentadas por Van de Walle (29) Com esse trabalho pretendemos responder à seguinte questão de investigação: quais são as possíveis contribuições de uma THA para o ensino de logaritmos e suas propriedades operatórias? Nesse sentido, estabelecemos como objetivos apresentar uma THA na perspectiva da Resolução de Problemas e analisar suas possíveis contribuições A partir da elaboração dessa THA são realizadas análises de cunho interpretativo acerca das suas possíveis contribuições para o ensino de logaritmos Como resultado, acreditamos que a elaboração e exploração dessa THA por meio da Resolução de Problemas têm potencial para o ensino de logaritmos e suas propriedades, e para a formação de professores, pois fornece subsídios tanto teóricos como práticos para que o professor trabalhe com esse conteúdo nessa perspectiva-
Descrição: dc.descriptionDissertação (Mestrado Profissional em Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Matemática-
Descrição: dc.descriptionAbstract: In this paper we present a Hypothetical Learning Trajectory (HLT) for the teaching of logarithms, in Simon’s perspective (1995), through the methodology of Math TeachingLearning-Evaluation through Problem Solving proposed by Onuchic and Allevato (211) In order to support the paper theoretically, we link Onuchic’s and Allevato’s (211) perspective with the model for solving a problem proposed by Polya (1994) and the phases of a lesson presented by Van de Walle (29) With this paper we intend to answer the following research question: which are the possible contributions of a HLT for the teaching of logarithms and their operatory properties? In this sense, we establish as objectives to present a HLT in the perspective of Problem Solving and to analyze its possible contributions From the development of this HLT we perform interpretative analysis about their possible contributions to the teaching of logarithms As a result, we believe that the development and exploitation of this HLT through Problem Solving has the potential for the teaching of logarithms and their properties, and for teaching education, because it provides theoretical and practical support for the teacher to work with this content in this perspective-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Relação: dc.relationMestrado Profissional-
Relação: dc.relationMatemática-
Relação: dc.relationCentro de Ciências Exatas-
Relação: dc.relationPrograma de Pós-Graduação em Matemática-
Palavras-chave: dc.subjectLogaritmos-
Palavras-chave: dc.subjectMatemática-
Palavras-chave: dc.subjectSolução de problemas-
Palavras-chave: dc.subjectMatemática-
Palavras-chave: dc.subjectEstudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectStudy and teaching-
Palavras-chave: dc.subjectLogarithms-
Palavras-chave: dc.subjectProblem solving-
Palavras-chave: dc.subjectMathematics education-
Palavras-chave: dc.subjectMathematics-
Título: dc.titleUma trajetória hipotética de aprendizagem para o ensino de logaritmos na perspectiva da resolução de problemas-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da UEL - RIUEL

Não existem arquivos associados a este item.