Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Ferreira, Pamela Emanueli Alves [Orientador] | - |
Autor(es): dc.contributor | Baldini, Loreni Aparecida Ferreira | - |
Autor(es): dc.contributor | Teixeira, Bruno Rodrigo | - |
Autor(es): dc.creator | Oliveira, Julio Cezar Rodrigues de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T13:06:33Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T13:06:33Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/12934 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/980417 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Neste trabalho apresentamos uma Trajetória Hipotética de Aprendizagem (THA) para o ensino de logaritmos, na perspectiva de Simon (1995), por meio da metodologia de ensinoaprendizagem-avaliação através da Resolução de Problemas proposta por Onuchic e Allevato (211) Para fundamentar o trabalho teoricamente, articulamos a perspectiva de Onuchic e Allevato (211) com o modelo para a resolução de um problema proposto por Polya (1994) e as fases de uma lição apresentadas por Van de Walle (29) Com esse trabalho pretendemos responder à seguinte questão de investigação: quais são as possíveis contribuições de uma THA para o ensino de logaritmos e suas propriedades operatórias? Nesse sentido, estabelecemos como objetivos apresentar uma THA na perspectiva da Resolução de Problemas e analisar suas possíveis contribuições A partir da elaboração dessa THA são realizadas análises de cunho interpretativo acerca das suas possíveis contribuições para o ensino de logaritmos Como resultado, acreditamos que a elaboração e exploração dessa THA por meio da Resolução de Problemas têm potencial para o ensino de logaritmos e suas propriedades, e para a formação de professores, pois fornece subsídios tanto teóricos como práticos para que o professor trabalhe com esse conteúdo nessa perspectiva | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Matemática | - |
Descrição: dc.description | Abstract: In this paper we present a Hypothetical Learning Trajectory (HLT) for the teaching of logarithms, in Simon’s perspective (1995), through the methodology of Math TeachingLearning-Evaluation through Problem Solving proposed by Onuchic and Allevato (211) In order to support the paper theoretically, we link Onuchic’s and Allevato’s (211) perspective with the model for solving a problem proposed by Polya (1994) and the phases of a lesson presented by Van de Walle (29) With this paper we intend to answer the following research question: which are the possible contributions of a HLT for the teaching of logarithms and their operatory properties? In this sense, we establish as objectives to present a HLT in the perspective of Problem Solving and to analyze its possible contributions From the development of this HLT we perform interpretative analysis about their possible contributions to the teaching of logarithms As a result, we believe that the development and exploitation of this HLT through Problem Solving has the potential for the teaching of logarithms and their properties, and for teaching education, because it provides theoretical and practical support for the teacher to work with this content in this perspective | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Mestrado Profissional | - |
Relação: dc.relation | Matemática | - |
Relação: dc.relation | Centro de Ciências Exatas | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em Matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Logaritmos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Solução de problemas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Study and teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Logarithms | - |
Palavras-chave: dc.subject | Problem solving | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mathematics education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mathematics | - |
Título: dc.title | Uma trajetória hipotética de aprendizagem para o ensino de logaritmos na perspectiva da resolução de problemas | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: